Testes diagnósticos contexto da avaliação de tecnologias em saúde

abordagens, métodos e interpretação

Autores

  • Altacílio Aparecido Nunes Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Hospital das Clínicas
  • Edson Zangiacomi Martinez Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Hospital das Clínicas
  • Lauro Wichert Ana Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Hospital das Clínicas
  • Antonio Pazin-Filho Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Hospital das Clínicas
  • Eduardo Barbosa Coelho Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Hospital das Clínicas
  • Luane Marques de Mello Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Hospital das Clínicas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i1p8-18

Palavras-chave:

Estudos de Acurácia. Teste de Diagnóstico. Avaliação de Tecnologias de Saúde. Revisão Sistemática. Rastreamento. Tomada de Decisões

Resumo

As Avaliações de Tecnologias em Saúde (ATS) no mundo todo, predominantemente tem sido focadas em medicamentos, dispositivos médicos terapêuticos e procedimentos, sobretudo, os cirúrgicos. Apesar de sua inquestionável importância na história natural de um grande número de doenças e do impacto econômico associado ao seu uso, os testes e exames diagnósticos (TED), considerando-se suas qualidades e consequentemente a acurácia dos mesmos, tem sido pouco avaliados no contexto da ATS. Há nítida escassez de estudos que avaliam os TED tanto do ponto de vista clínico e de segurança para o paciente, quanto do econômico. O propósito desse artigo é apresentar e discutir os conceitos inerentes ao uso dos TED, as abordagens para seu emprego, as metodologias de avaliação de suas propriedades e acurácia, bem como a interpretação de resultados dos TED, sejam eles realizados individualmente, ou sob a forma de síntese de estudos de acurácia. Espera-se que esse texto possa contribuir para melhor compreensão das especificidades encontradas nos estudos dos TED e estimular sua inclusão nas ATS.

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Biografia do Autor

Altacílio Aparecido Nunes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Hospital das Clínicas

Docente.Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Brasil. Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

Edson Zangiacomi Martinez, Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Hospital das Clínicas

Docente.Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Brasil. Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

Lauro Wichert Ana, Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Hospital das Clínicas

Docente.Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Brasil. Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

Antonio Pazin-Filho, Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Hospital das Clínicas

Docente.Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Brasil. Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

Eduardo Barbosa Coelho, Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Hospital das Clínicas

Docente.Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Brasil. Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

Luane Marques de Mello, Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Hospital das Clínicas

Docente.Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Brasil. Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

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Publicado

2015-02-28

Como Citar

1.
Nunes AA, Martinez EZ, Ana LW, Pazin-Filho A, Coelho EB, Mello LM de. Testes diagnósticos contexto da avaliação de tecnologias em saúde: abordagens, métodos e interpretação. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 28 de fevereiro de 2015 [citado 19 de setembro de 2021];48(1):8-18. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/96826

Edição

Seção

Edição Temática
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