O que é mais eficiente para perda de peso: exercício contínuo ou intermitente? com ou sem dieta? uma revisão baseada em evidências

Autores

  • Diego A. S. Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Heloyse E. G. Nunes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i2p119-128

Palavras-chave:

Exercício Físico, Exercício Aeróbico, Exercício Contínuo, Exercício Intermitente, Composição Corporal, Peso Corporal.

Resumo

Modelo do estudo: Revisão sistemática de literatura Objetivo: Apresentar evidências científicas acerca do tipo de exercício aeróbio (Contínuo vs. Intermitente) que resulta em melhores efeitos na redução do peso corporal. Metodologia: Foi realizada revisão da literatura nas bases de dados Pubmed, Medline, ISI Web of Knowledge, Ebsco Host e Scopus de artigos a partir do ano 2000. Resultados: A combinação do exercício aeróbio e restrição calórica podem maximizar a perda de peso em indivíduos com sobrepeso. Ao comparar os dois tipos de exercícios aeróbios, a maior parte das evidências sugerem superioridade do intermitente em comparação ao contínuo na perda de peso. Conclusão: Intervenções realizadas com dieta restrita combinadas com programas de exercícios realizados de três a seis vezes semanais, de preferência intermitente, em intensidade moderada a alta, apresentaram resultados mais significativos para perda de peso em comparação ao exercício contínuo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego A. S. Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Física, Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Heloyse E. G. Nunes

Especialista em Treinamento Funcional, Universidade Federal de Santa Catarina, Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-04-26

Como Citar

1.
Silva DAS, Nunes HEG. O que é mais eficiente para perda de peso: exercício contínuo ou intermitente? com ou sem dieta? uma revisão baseada em evidências. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 26 de abril de 2015 [citado 1 de março de 2021];48(2):119-28. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/99745

Edição

Seção

Artigo de Revisão
Bookmark and Share