Configuração espacial da Dengue no contexto socioeconômico de Alfenas/MG: Retrato de uma década

Autores

  • Murilo C. do Nascimento Universidade Federal de Alfenas
  • Antonio L. Rodrigues-Júnior Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
  • Denis de O. Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i2p181-189

Palavras-chave:

Dengue. Fatores Socioeconômicos. Análise Espacial. Estudos Transversais. Análise Multivariada. Governo Local.

Resumo

Introdução: A relação entre dengue e fatores socioeconômicos é objeto de controvérsia e não há registro de estudos em Alfenas-MG que tenham descrito tal interação na escala municipal. Objetivos: Caracterizar e agrupar os setores censitários de Alfenas-MG em níveis socioeconômicos e descrever a distribuição dos casos de dengue pelo território. Métodos: Estudo transversal em que foram utilizadas variáveis demográficas, estatística multivariada e análise de agrupamentos para gerar parâmetros de estratificação socioeconômica. Os casos confirmados de dengue clássico entre os anos de 2001 e 2010 foram geocodificados para estimar a densidade de pontos pela Técnica de Kernel e descrever a distribuição espacial da doença pelos clusters socioeconômicos. Resultados: Foram obtidos quatro clusters que agruparam as unidades censitárias em níveis socioeconômicos, sendo o número 1 considerado como melhor, o número 4 como pior, e os extratos 2 e 3 como níveis intermediários. Os locais de residência dos casos formaram diversos aglomerados, com distribuição aleatória pelo território, de forma indiferente aos níveis socioeconômicos. Ou seja, foi possível visualizar concentrações de casos de dengue tanto nas regiões com melhor perfil socioeconômico quanto nas áreas menos favorecidas quanto ao saneamento ambiental, condições de renda, escolaridade e adensamento populacional. Conclusão: Os resultados apontam que não houve relação alguma entre o padrão de distribuição geográfica da doença com os diferentes agrupamentos socioeconômicos do Município para o período estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo C. do Nascimento, Universidade Federal de Alfenas

Docente da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde na Comunidade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, FMRP, Universidade de São Paulo, USP.

Antonio L. Rodrigues-Júnior, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, FMRP, Universidade de São Paulo, USP.

Denis de O. Rodrigues

Servidor do Setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Alfenas-MG.

Downloads

Publicado

2015-04-26

Como Citar

1.
Nascimento MC do, Rodrigues-Júnior AL, Rodrigues D de O. Configuração espacial da Dengue no contexto socioeconômico de Alfenas/MG: Retrato de uma década. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 26 de abril de 2015 [citado 29 de fevereiro de 2024];48(2):181-9. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/99753

Edição

Seção

Artigo Original
Bookmark and Share