Cuidando das r Cuidando das relações no elações no ensino médico ensino médico

Autores

  • Luciana Fernandes de Medeiros Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Agábio Diogenes Pessoa Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Caroline Manoela de Oliveira de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luisa Silva de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Beatriz Nóbrega Eberlin Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Yngra Bastos Mesquita Minora de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i2p195-203

Palavras-chave:

Estudantes de Medicina, Relação Estudante-Professor, Rodas De Conversa, Cuidado.

Resumo

O artigo é um relato de experiência de um trabalho que teve como objetivo proporcionar momentos de escuta e reflexão sobre si mesmo como primeiro passo para o cuidado de si e para o desenvolvimento de uma postura dialógica. A ideia foi desenvolver espaços de reflexão sobre a humanização e o cuidado consigo mesmo e com o outro. O trabalho foi desenvolvido através de 05 rodas de conversa com 05 estudantes de medicina interessados em participar do projeto. No decorrer dos encontros, temas como relação aluno-professor, estudos de anatomia, sobrecarga de conteúdos e provas foram elencados como mobilizadores de angústia entre os estudantes. Faz-se necessário incluir esses temas no cotidiano de aulas e aprimorar a relação aluno-professor para efetivamente incutir o processo de humanização no ensino médico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Fernandes de Medeiros Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Doutora em Psicologia. Docente, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Agábio Diogenes Pessoa Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Estudante de graduação do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Caroline Manoela de Oliveira de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Estudante de graduação do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luisa Silva de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Estudante de graduação do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Beatriz Nóbrega Eberlin, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Estudante de graduação do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Yngra Bastos Mesquita Minora de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Estudante de graduação do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2015-04-26

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Azevedo LF de M, Pessoa Neto AD, de Oliveira CM de O, Sousa LS de, Eberlin MBN, Almeida YBMM de. Cuidando das r Cuidando das relações no elações no ensino médico ensino médico. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 26º de abril de 2015 [citado 26º de abril de 2024];48(2):195-203. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/99761