A INCORPORAÇÃO DE RECURSOS DE SIMULAÇÃO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO - USP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i2p153-161Palavras-chave:
Simulação. Simulação de Pacientes. Competência Clínica. Educação Médica.Resumo
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), desde o início do seu funcionamento em 1952, caracteriza-se pela inovação e pela busca da excelência no desempenho das suas atividades de ensino, pesquisa científica e de assistência à saúde da população. No curso de graduação em Medicina, esta busca tem se refletido em sucessivas mudanças da estrutura curricular e em esforços repetidos para a modernização dos métodos de ensino. Neste sentido, há várias décadas vem sendo introduzidas técnicas de simulação, envolvendo modelos, manequins e simuladores e, em menor escala, o uso de pacientes padronizados. No momento atual, aprovou-se revisão do projeto pedagógico do curso, com redefinição das competências gerais e específicas a serem adquiridas pelos formandos e o estabelecimento de metas a serem atingidas para a renovação dos métodos de ensino, de modo a que sejam oferecidas ao estudante oportunidades de aprendizado mais ativo. Dentre estas metas, prevê-se o investimento em laboratório de habilidades e na difusão das práticas de simulação aplicadas ao ensino e treinamento do estudante.
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