Avaliação do aproveitamento escolar de pré-escolares do Programa Centro de Educação e Alimentação do Pré-Escolar

Autores/as

  • Maria José Pontieri Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição; Programa CEAPE
  • Maria Lúcia Ferrari Cavalcanti Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição
  • Yaro R. Gandra Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700016

Palabras clave:

Pré-escolares^i1^savalia, Criança^i1^sdesenvolvime, Aprendizagem, CEAPE

Resumen

Foi avaliado o rendimento escolar dos pré-escolares que freqüentaram o Centro de Educação e Alimentação do Pré-Escolar (CEAPE) em comparação com um grupo controle, da mesma comunidade, mas que não freqüentou o programa. Ficou evidenciado que o aproveitamento escolar nas 1ªs e 2ªs séries do 1° grau foi significantemente maior entre os pré-escolares "Ceapenses" que nos grupos controle "Não-Ceapenses". Portanto, além de diferenças no desenvolvimento sócio-psicomotor mostradas em trabalhos anteriores, o programa CEAPE, apesar de simples e econômico, garante, também, melhor aproveitamento escolar aos que o freqüentaram.

Publicado

1981-12-01

Número

Sección

nd471166697

Cómo citar

Pontieri, M. J., Cavalcanti, M. L. F., & Gandra, Y. R. (1981). Avaliação do aproveitamento escolar de pré-escolares do Programa Centro de Educação e Alimentação do Pré-Escolar . Revista De Saúde Pública, 15(supl.), 148-158. https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700016