Em Busca da Definição de Reputação de Destinos Turísticos: significados e temas associados a partir da visão de profissionais

Autores

  • Mariana de Freitas Coelho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marlusa Gosling Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p262-281

Palavras-chave:

Gestão Turística, Reputação, Imagem do Destino, Marketing Turístico, Comportamento do Consumidor

Resumo

Pesquisadores de marketing turístico têm enfatizado a importância da imagem do destino turístico no processo de escolha de um lugar para visitar. No entanto, faltam pesquisas sobre reputação desses mesmos destinos turísticos, que pode ser usada como uma ferramenta para atrair visitantes potenciais. Autores como De Chernatony (1999), Gioia et al. (2000) e Torres et al. (2011) afirmam que o foco na imagem da marca evoca percepções recentes, que estão sujeitas a alterações. Portanto, estudos de reputação lidam com impressões mais consistentes do que a imagem do destino e consideram várias imagens percebidas ao longo do tempo. O método da pesquisa foi a abordagem qualitativa. O objetivo do artigo foi compreender o significado da reputação de destinos turísticos e seus temas associados. Quinze especialistas foram entrevistados e suas respostas foram classificadas em três áreas de conhecimento: Administração/Gestão, Marketing e Turismo. As respostas foram analisadas com base em Creswell (2007) e Bardin (2008) e os dados foram codificados em temas relacionados à literatura de reputação corporativa e reputação de destinos. Dentre os resultados, em geral, os entrevistados indicaram a associação de reputação e imagem e a importância do tempo para a formação da reputação. Além disso, o estudo identificou as peculiaridades apontadas por cada grupo, como por exemplo, uma ênfase no contexto social (Turismo), a importância da gestão (Administração/Gestão) e a avaliação de indivíduos ou grupos (Marketing). Finalmente, o estudo demonstrou que a reputação dos destinos turísticos é integrada a pelo menos quatro temas: comunicação, avaliação, diferenciação e tempo.

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Biografia do Autor

  • Mariana de Freitas Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutoranda em Administração e Mestre em Administração Estratégica e Mercadologia pelo CEPEAD, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, CEFET, MG. Graduada em Turismo pela UFMG
  • Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Ciência da Computação UFMG. Professora Associada de Marketing da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenadora do NEECIM-TUR (Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo).

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Publicado

2015-08-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

COELHO, Mariana de Freitas; GOSLING, Marlusa. Em Busca da Definição de Reputação de Destinos Turísticos: significados e temas associados a partir da visão de profissionais. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 2, p. 262–281, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i2p262-281. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102847.. Acesso em: 26 abr. 2024.