Personalidade de País e Auto Congruência: um estudo sobre o Brasil

Autores

  • Roger Barbara Silva Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Janaina Moura Engracia Giraldi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p22-42

Palavras-chave:

Personalidade do destino turístico, Auto congruência, Imagem de destino, Brasil.

Resumo

O propósito deste estudo foi investigar a personalidade do Brasil enquanto destino turístico e avaliar as relações entre essa variável com a auto congruênciaque um grupo de estrangeiros tem com o país. Foi usada uma pesquisa descritiva quantitativa, por meio de um levantamento com 95 respondentes. As técnicas de análise empregadas foram a análise fatorial exploratória e a comparação de médias. Os resultados obtidosmostraram que, para os respondentes, as características da personalidade do Brasil podem ser agrupadas em cinco dimensões: Vibração, Competência, Contemporâneo, Sofisticação e Sensual. Esta última dimensão constitui em uma das principais contribuições deste artigo. Outra importante contribuição deste estudo para a literatura apresentou-se em relação à auto congruência e às dimensões da personalidade. Nessa relação, a intenção era analisar se, de acordo com nível de auto congruência (alta ou baixa) por parte dos respondentes, haveria diferença na pontuação das dimensões de personalidade do Brasil. O estudo concluiu que o nível de auto congruênciainfluência nos escores atribuídos nas dimensões da personalidade do país, entretanto não muda a ordenação das dimensões. 

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Biografia do Autor

Roger Barbara Silva, Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

NomeRoger Barbara SilvaNome em citações bibliográficasSILVA, R. B.
2011Graduação em andamento em Administração de Empresas. 
Faculdade de Economia Administração e Ciências Contábeis de Ribeirão Preto.2007 - 2009Ensino Médio (2º grau). 
Colégio Oswaldo Cruz2014 - 2014Extensão universitária em Administração de Empresas. (Carga horária: 12h). 
Universidade Portucalense Infante D. Henrique.2014 - 2014Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário na Área de Marketing, Carga horária: 40Outras informaçõesEste estágio foi realizado no período de intercâmbio em que estive em Portugal no primeiro semestre de 2014.

Janaina Moura Engracia Giraldi

Janaina de Moura Engracia Giraldi

Professora Associada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), Universidade de São Paulo (USP). Possui Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1998), Especialização em Master of Science in Marketing pela KULeuven (Bélgica) (2002), Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004), Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2006) e Livre Docência em Administração (especialidade Marketing) pela Universidade de São Paulo (2014). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Imagem e Marca de Países, Marketing de Lugares, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Marketing de Serviços, Planejamento e Estratégia em Marketing.

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Publicado

2016-04-30

Como Citar

Silva, R. B., & Giraldi, J. M. E. (2016). Personalidade de País e Auto Congruência: um estudo sobre o Brasil. Revista Turismo Em Análise, 27(1), 22-42. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p22-42

Edição

Seção

Artigos e Ensaios