Moda, Eventos e Turismo: contribuições do Festival da Moda de Fortaleza para o turismo de eventos na capital cearense

Autores

  • Priscila Medeiros Camelo Universidade Estadual do Ceará
  • Ewerton Reubens Coelho Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Luzia Neide Menezes Coriolano Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p131-152

Palavras-chave:

Eventos, Turismo de Eventos, Moda, Festival da Moda de Fortaleza

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a contribuição do Festival da Moda de Fortaleza no desenvolvimento do turismo de eventos local. Trata-se de um estudo de caso, com base na revisão da literatura, pesquisa documental e pesquisa de campo, com levantamento de dados por meio de entrevistas e questionários. Dentre os achados têm-se que a grande maioria dos visitantes são mulheres, vindas da região Norte e Nordeste do Brasil, com faixa etária de 35 a 44 anos e renda mensal de 3 a 5 salários mínimos. Em relação ao comportamento na viagem, infere-se que a maioria utiliza o transporte aéreo para seu deslocamento, permanece de 2 a 3 dias na cidade, participa de atividades turísticas e apresenta gasto médio diário, com transporte, alimentação e hospedagem, de R$ 150,00 a R$200,00. Conclui-se que o Festival da Moda de Fortaleza incentiva a vinda de compradores atacadistas de diversos estados do país para Fortaleza-CE, movimentando a cadeia produtiva da moda e do turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Medeiros Camelo, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Gestão de Negócios Turístico pela Universidade Estadual do Ceará; MBA em Gestão de Marketing Internacional Devry Brazil (FANOR); Especialização em Gestão e Estratégia Empresarial; Graduação em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará. E-mail:; priscilamedeiros@gmail.com

Ewerton Reubens Coelho Costa, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará; Especialização em Gestão Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Graduação em Gestão de Turismo pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará; Formador de Gestores das Políticas Públicas do Turismo pelo Ministério de Turismo e Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. E-mail: ewertonreubens@hotmail.com.

Luzia Neide Menezes Coriolano, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do CNPq. 

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

Camelo, P. M., Costa, E. R. C., & Coriolano, L. N. M. (2016). Moda, Eventos e Turismo: contribuições do Festival da Moda de Fortaleza para o turismo de eventos na capital cearense. Revista Turismo Em Análise, 27(1), 131-152. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p131-152

Edição

Seção

Artigos e Ensaios