Luz, Câmera... Segmentação: uma proposta de turismo cinematográfico para a cidade de Niterói-RJ

Autores

  • Rômulo Duarte Universidade Federal Fluminense/Mestrando
  • Ari da Silva Fonseca Filho Universidade Federal Fluminense/Professor Adjunto II

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p323-341

Palavras-chave:

Turismo Cinematográfico, Turismo Cultural, Niterói, Locações de filmes, Audiovisual.

Resumo

O turismo cinematográfico é um segmento do mercado turístico, no qual o turista viaja motivado a conhecer um local após tê-lo visto em alguma produção audiovisual, em especial, no cinema. Essas produções podem ser filmes minisséries, seriados ou as novelas. Nesse sentido, o objetivo geral do artigo é apresentar o potencial da cidade de Niterói-RJ para o desenvolvimento do turismo cinematográfico. Os objetivos específicos são: destacar a relação entre o turismo e o audiovisual; apresentar a cidade de Niterói como um destino cinematográfico; e construir um catálogo de locações, que contemple os atrativos que expressam a identidade da cidade. A metodologia consistiu de um levantamento de atrativos turísticos da cidade; levantamento de informações sobre estes; e visitas aos locais para a realização do registro fotográfico e observação sobre possíveis locações para produções audiovisuais. Como principal resultado dessa pesquisa, tem-se a catalogação dos atrativos da cidade organizados na forma de um catálogo de locações, cujo objetivo é apresentar o potencial para produção audiovisual que a cidade tem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rômulo Duarte, Universidade Federal Fluminense/Mestrando

    Mestrando em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Turismo pela mesma instituição. Atua como Bolsista Pesquisador em turismo na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB/MinC).

  • Ari da Silva Fonseca Filho, Universidade Federal Fluminense/Professor Adjunto II
    Mestre e Doutor pela Faculdade de Educação (FEUSP) da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente é Professor Adjunto II da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2016-09-08

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

DUARTE, Rômulo; FONSECA FILHO, Ari da Silva. Luz, Câmera... Segmentação: uma proposta de turismo cinematográfico para a cidade de Niterói-RJ. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 2, p. 323–341, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i2p323-341. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/108028.. Acesso em: 26 abr. 2024.