Estratégias adotadas pela Accor Hotels do Brasil entre 1974 e 2006

  • Yákara Vasconcelos Pereira Faculdade Boa Viagem
  • Eduardo de Aquino Lucena Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: processo de formação de estratégias, hospitalidade, Accor Hotels.

Resumo

O problema que motivou esta pesquisa foi o de entender como ocorreu o processo de formação das estratégias da Accor Hotels, no Brasil, entre 1974 e 2006. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes sobre o fenômeno em investigação, um estudo de caso qualitativo foi desenvolvido. Treze executivos que atuaram na administração estratégica da organização foram entrevistados. A análise dos dados compreendeu a descrição e a interpretação de diferentes aspectos do fenômeno investigado. Foram identificados eventos importantes e também sete fases durante o desenvolvimento da organização no Brasil. Observou-se que o processo de formação das estratégias corporativas ocorreu predominantemente pelo modo de planejamento. Notou-se, ainda, que no todo o processo investigado enquadra-se na abordagem do incrementalismo lógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yákara Vasconcelos Pereira, Faculdade Boa Viagem
Graduada e mestre em administração pela UFPE, professora da Faculdade Boa Viagem.
Eduardo de Aquino Lucena, Universidade Federal de Pernambuco
Doutor em engenharia de produção pela UFSC, professor da UFPE.
Publicado
2009-04-01
Como Citar
Pereira, Y., & Lucena, E. (2009). Estratégias adotadas pela Accor Hotels do Brasil entre 1974 e 2006. Revista Turismo Em Análise, 20(1), 48-69. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i1p48-69
Seção
Artigos e Ensaios