Estratégias adotadas pela Accor Hotels do Brasil entre 1974 e 2006

Autores

  • Yákara Vasconcelos Pereira Faculdade Boa Viagem
  • Eduardo de Aquino Lucena Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i1p48-69

Palavras-chave:

processo de formação de estratégias, hospitalidade, Accor Hotels.

Resumo

O problema que motivou esta pesquisa foi o de entender como ocorreu o processo de formação das estratégias da Accor Hotels, no Brasil, entre 1974 e 2006. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes sobre o fenômeno em investigação, um estudo de caso qualitativo foi desenvolvido. Treze executivos que atuaram na administração estratégica da organização foram entrevistados. A análise dos dados compreendeu a descrição e a interpretação de diferentes aspectos do fenômeno investigado. Foram identificados eventos importantes e também sete fases durante o desenvolvimento da organização no Brasil. Observou-se que o processo de formação das estratégias corporativas ocorreu predominantemente pelo modo de planejamento. Notou-se, ainda, que no todo o processo investigado enquadra-se na abordagem do incrementalismo lógico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yákara Vasconcelos Pereira, Faculdade Boa Viagem
    Graduada e mestre em administração pela UFPE, professora da Faculdade Boa Viagem.
  • Eduardo de Aquino Lucena, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutor em engenharia de produção pela UFSC, professor da UFPE.

Downloads

Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PEREIRA, Yákara Vasconcelos; LUCENA, Eduardo de Aquino. Estratégias adotadas pela Accor Hotels do Brasil entre 1974 e 2006. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 1, p. 48–69, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v20i1p48-69. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14172.. Acesso em: 26 abr. 2024.