Considerações sobre o escopo de um processo de avaliação da sustentabilidade do turismo

Autores

  • Itamar Dias e Cordeiro Universidade Nova de Lisboa
  • Maria do Rosário Partidário Instituto Superior Técnico
  • Nathália Körössy Leite Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i3p525-540

Palavras-chave:

turismo sustentável, desenvolvimento sustentável, avaliação de sustentabilidade.

Resumo

Muito se tem discutido sobre a necessidade do turismo se desenvolver de forma sustentável. Contudo, para que transponha o discurso e se efetive na prática é necessário que existam diretrizes que indiquem quais aspectos devem ser avaliados, pois é somente através da avaliação que há como saber se os resultados esperados foram alcançados. Desta constatação, surge uma pergunta incontornável: o que avaliar? Trata-se de um questionamento que, embora seja fundamental para operacionalizar o conceito de turismo sustentável, tem sido pouco discutido. O presente artigo tem como objetivo sugerir e discutir uma proposta de conteúdo mínimo a ser observada no escopo de qualquer processo direcionado para a avaliação da sustentabilidade do turismo. Como conclusão, sugere-se que para atingir seus propósitos, um processo de avaliação da sustentabilidade no setor do turismo deve: i) adotar uma visão sobre o desenvolvimento sustentável; ii) estabelecer um processo de comunicação efetiva com as partes interessadas; iii) ser capaz de fornecer informações relevantes ao processo de tomada de decisão; iv) contemplar a participação pública; v) ser capaz de se adaptar às novas circunstâncias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Itamar Dias e Cordeiro, Universidade Nova de Lisboa
    Turismólogo, Mestre em Ordenamento do Território e Planejamento Ambiental (Universidade Nova de Lisboa); Bolsista do Programa AlBan.
  • Maria do Rosário Partidário, Instituto Superior Técnico
    Professora Associada Agregada, DECivil e Arquitectura, Instituto Superior Técnico.
  • Nathália Körössy Leite, Universidade de Lisboa
    Turismóloga, Mestre em Geografia (Universidade de Lisboa); Bolsista do Programa AlBan.

Downloads

Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

CORDEIRO, Itamar Dias e; PARTIDÁRIO, Maria do Rosário; LEITE, Nathália Körössy. Considerações sobre o escopo de um processo de avaliação da sustentabilidade do turismo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 3, p. 525–540, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v20i3p525-540. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14199.. Acesso em: 26 abr. 2024.