Fatores determinantes da oferta turística do município de Ilhéus (Bahia) na alta estação do Ano de 2007

Autores

  • Cristiane Aparecida Cerqueira Universidade Estadual de Santa Cruz; Departamento de Ciências Econômicas
  • Carla Regina Ferreira Freire Universidade Estadual de Santa Cruz; Departamento de Ciências Econômicas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i1p47-67

Palavras-chave:

satisfação, turistas, estatísticas, análise fatorial.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo estimar os fatores determinantes da oferta turística do município de Ilhéus, na alta estação do ano de 2007. Fundamentado no conceito de que a oferta turística é subdividida em três categorias, atrativos, equipamentos/serviços, e infra-estrutura, procurou-se avaliar estes componentes solicitando aos turistas notas que representassem seu nível de satisfação. Os dados foram analisados através da estatística descritiva e por meio da análise fatorial. Os resultados indicam que os atrativos naturais, a hospitalidade, a gastronomia e os meios de hospedagem agradaram. Por outro lado, o patrimônio histórico-cultural, as manifestações populares, as empresas de receptivo, os guias, e as diversões noturnas destacam-se como os mais criticados. Oito fatores foram extraídos, responsáveis por, aproximadamente, 60,4% da variância total dos dados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiane Aparecida Cerqueira, Universidade Estadual de Santa Cruz; Departamento de Ciências Econômicas
    Doutoranda em Economia (PIMES, Universidade Federal de Pernambuco); Mestre em Economia Aplicada (ESALQ – Universidade de São Paulo); Especialista em Economia Regional (Universidade Estadual de Santa Cruz); Professora Assistente do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz.
  • Carla Regina Ferreira Freire, Universidade Estadual de Santa Cruz; Departamento de Ciências Econômicas
    Mestre em Economia Aplicada (ESALQ – Universidade de São Paulo); Professora Assistente do Departamento
    de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Downloads

Publicado

2010-04-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

CERQUEIRA, Cristiane Aparecida; FREIRE, Carla Regina Ferreira. Fatores determinantes da oferta turística do município de Ilhéus (Bahia) na alta estação do Ano de 2007. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 1, p. 47–67, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i1p47-67. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14205.. Acesso em: 26 abr. 2024.