Gestão de riscos e desastres naturais no turismo: um estudo do município de Blumenau/SC

Autores

  • Fabricia Durieux Zucco Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Maria dos Remédios Antunes Magalhães Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i3p594-620

Palavras-chave:

Blumenau, desastres naturais, recuperação, gestão de crise, turismo.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a adequação das medidas de recuperação pós-desastre em um destino turístico. Com frequência crescente em todo o mundo, catástrofes naturais revelam questionamentos sobre os processos de gestão de riscos e de desastres. Realizada na cidade de Blumenau (SC), após a inundação de novembro de 2008, esta investigação norteou-se pelo modelo de resposta à crise proposto por Dwyer (2005) para analisar as medidas tomadas pela administração da cidade. Os resultados apontaram proximidade entre as estratégias de reabilitação adotadas e as prescrições do modelo e uma eficiente gestão da crise e dos riscos a ela associados. O estudo também pôde constatar que o histórico de Blumenau no enfrentamento de problemas semelhantes no passado e o aprendizado com o esforço coletivo de reconstrução foram elementos marcantes na superação da crise.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabricia Durieux Zucco, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
    Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestre em Administração pela
    Universidade Regional de Blumenau (FURB). Especialista em Gerenciamento de Marketing (FURB-INPG). Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda (FURB). Professora da FURB e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
  • Maria dos Remédios Antunes Magalhães, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
    Doutoranda em Marketing pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestre em Administração –
    Habilitação em Marketing pela UFPB. Graduada em Administração (UFPB). Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
    Doutor em Ciências Sociais. Mestre e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração – PMDA da Universidade
    Nove de Julho (UNINOVE).

Downloads

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ZUCCO, Fabricia Durieux; MAGALHÃES, Maria dos Remédios Antunes; MORETTI, Sérgio Luiz do Amaral. Gestão de riscos e desastres naturais no turismo: um estudo do município de Blumenau/SC. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 3, p. 594–620, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i3p594-620. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14233.. Acesso em: 26 abr. 2024.