Competências e aprendizagem de empreendedores/gestores de pequenas empresas no setor hoteleiro

Autores

  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i1p195-219

Palavras-chave:

competências, aprendizagem, pequenas empresas, hotelaria.

Resumo

Este estudo tem como objetivos identificar as competências percebidas pelos empreendedores e gestores de pequenos negócios hoteleiros como necessárias ao desempenho eficaz dos negócios e as competências desejadas por eles, apontar como os empreendedores/gestores aprendem essas competências, assim como avaliar as instituições que oferecem treinamento a estes empreendedores/ gestores. Os dados foram coletados através de entrevistas pessoais, baseadas em roteiro de entrevistas estruturado, realizadas com 43 empreendedores/ gerentes de hotéis de pequeno porte, localizados em Curitiba, Paraná. Os resultados do estudo mostram que a maioria dos empreendedores possui outra atividade empresarial e, portanto, grande parcela desses negócios é administrada por gerentes. Com relação às competências técnicas necessárias ao desempenho eficaz dos negócios, os entrevistados destacaram que é muito importante ter conhecimento do ramo de atividade, de técnicas administrativas/ gerenciais e ter visão do negócio. Já com relação às competências comportamentais os entrevistados consideram que é muito importante saber lidar com os funcionários e hóspedes pois essas habilidades são essenciais nos serviços de hotelaria. Os empreendedores preferem aprender através da prática, "fazendo", mas avaliam de forma positiva as instituições que oferecem treinamento, apesar de considerarem o seu custo alto para a empresa de pequeno porte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe
    Mestre em Administração pela COPPEAD/UFRJ. Doutora em Administração pela Cranfield University,
    Inglaterra. Pós Doutora em Gestão do Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e na Strathclyde
    University, Escócia. Pós Doutora em Empreendedorismo em Turismo na HEC em Montreal, Canadá. Professora do Departamento em Administração e dos Mestrados em Administração e de Economia (NUPEC) da Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

TEIXEIRA, Rivanda Meira. Competências e aprendizagem de empreendedores/gestores de pequenas empresas no setor hoteleiro. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 22, n. 1, p. 195–219, 2011. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v22i1p195-219. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14246.. Acesso em: 26 abr. 2024.