Cocriação de valor como estratégia no setor do turismo rural: um estudo aplicado ao contexto da olivicultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i2p249-271

Palavras-chave:

Cocriação de valor, Turismo rural, Olivicultura

Resumo

O turismo rural, fonte de renda e geração de valor resultante da integração com os consumidores, acontece para além das operações tradicionais de uma propriedade agrícola. Assim, uma das alternativas de experiência para geração de valor é a cocriação de valor, ou seja, a interação entre o provedor do turismo agrícola e seus consumidores, experiência colaborativa baseada em conhecimentos, habilidades e experiências. O objetivo deste artigo é compreender os mecanismos de cocriação existentes na relação entre produtor de oliveiras e o turista rural, por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, no sul do Brasil, com o emprego de entrevistas em profundidade. Após análise dos resultados, foram identificados aspectos favorecidos pela cocriação de valor, em especial relacionados ao lazer e à autorrealização, e que a cocriação de valor pode trazer benefícios ao contexto do turismo rural, principalmente no que tange às relações entre provedor e turista, beneficiando ambos os envolvidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudio Damacena, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Doutorado em Administração pela Universidade de Córdoba. Docente do Mestrado Profissional em Administração na Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Docente do Mestrado Profissional em Administração na Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Ana Laura Barcelos Correa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

Alonso, A., & Northcote, J. (2010). The development of olive tourism in Western Australia: A case study of an emerging tourism industry. International Journal of Tourism Research, 12(6), 696-708. http://dx.doi.org/10.1002/jtr.786.

Aquino, L. P. T., Barbosa, M. L. A., & Barbosa, J. W. Q. (2020). O Processo de Cocriação de Valor nas Experiências de Consumo Colaborativo em Turismo: o caso Blablacar. Revista Turismo em Análise (RTA), 31(3), 417-434. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i3p417-434.

Bardin, L. (2006). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Briedehhann, J., & Wickens, E. (2003). Tourism routes as a tool for the economic development of rural áreas - vibrant hope or impossible dream? Tourism Management, 25(1), 71-79. 10.1016/S0261-5177(03)00063-3.

Buonincontri, P., Morvillo, A., Okumus, F., & van Niekerk, M. (2017). Managing the experience co-creation process in tourism destinations: Empirical findings from Naples. Tourism Management, 62, 264-277. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.04.014.

Cabiddu, F., Lui, T., & Piccoli, G. (2013). Managing value co-creation in the tourism industry. Annals of Tourism Research, 42, 86-107. 10.1016/j.annals.2013.01.001.

Campos, A., Mendes, J., Valle, P., & Scott, N. (2015). Co-creation of tourist experiences: A literature review. Current Issues in Tourism, 21(4), 369-400. https://doi.org/10.1080/13683500.2015.1081158.

Colussi, J. (2020) RS desponta como destino nacional de turismo de oliveiras. Zero Hora. Referenciado de: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/noticia/2020/01/rs-desponta-como-destino-nacional-de-turismo-de-oliveiras-ck4xaogtx02d401nvmvm6xa3b.html. Acesso: 15 dez. 2020.

Crotti, R., & Misrahi, T. (2017). The travel & tourism competitiveness report 2017. Paving the way for a more sustainable and inclusive future. World Economic Forum, Geneva. http://www3.weforum.org/docs/WEF_TTCR_2017_web_0401.pdf.

FitzPatrick, M., Davey, J., Muller, L., & Davey, H. (2013). Value-creating assets in tourism management: Applying marketing's service-dominant logic in the hotel industry. Tourism Management, 36, 86-98. 10.1016/j.tourman.2012.11.009.

Gallarza, M. G., & Gil, I. (2008). The concept of value and its dimensions: a tool for analysing tourism experiences. Tourism Review. 10.1108/16605370810901553.

Grissemann, U., & Stokburger-Sauer, N. (2012). Customer co-creation of travel services: The role of company support and customer satisfaction with the co-creation performance. Tourism Management, 33(6), 1483-1492. 10.1016/j.tourman.2012.02.002.

Gronau, W. (2017). Valorization of cultural heritage in tourism through co-creation-a Cypriot perspective. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(27/28), 65-68. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i27/28.2956

Grönroos, C. (2008). Service logic revisited: who creates value? And who co-creates? European Business Review, 20(4), 298-314. 10.1108/09555340810886585.

Grönroos, C., & Ravald, A. (2011). Service as business logic: implications for value creation and marketing. Journal of Service Management, 22(1), 5-22. 10.1108/09564231111106893.

Grönroos, C., & Voima, P. (2013). Critical service logic: making sense of value creation and co-creation. Journal of the Academy of Marketing Science, 41(2), 133-150. 10.1007/s11747-012-0308-3.

Guzzatti, T. C. (2003). O agroturismo como instrumento de desenvolvimento rural: sistematização e análise das estratégias utilizadas para a implantação de um programa de agroturismo nas encostas da Serra Geral catarinense. 2003. 168 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Hajli, N., Shanmugam, M., Papagiannidis, S., Zahay, D., & Richard, M. O. (2017). Branding co-creation with members of online brand communities. Journal of Business Research, 70, 136-144. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0148296316305306

Hamilton, K., & Alexander, M. (2013). Organic community tourism: a cocreated approach. Annals of Tourism Research, 42, 169-190. 10.1016/j.annals.2013.01.015.

Heinonen, K., Strandvik, T., Mickelsson, K., Edvardsson, B., Sundstrom, E., & Andersson, P. (2010). A customer-dominant logic of service. Journal of Service Management, 21(4), 531-548. 10.1108/09564231011066088.

Hoyer, W., Chandy, R., Dorotic C., Krafft, M., & Singh, S. (2010). Consumer cocreation in new product development. Journal of Service Research, 13(3), 283-296. https://doi.org/10.1177/1094670510375604.

Hwang, D., & Stewart, P. (2017). Social Capital and Collective Action in Rural Tourism. Journal of Travel Research, 56(1), 81-93. https://doi.org/10.1177/0047287515625128.

[IBGE] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. C.D.C.N. (2012). Economia do turismo: uma perspectiva macroeconômica 2003-2009. Estudos e Pesquisas Informação Econômica, 18. Referenciado de: http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/images/pdf/outros_estudos/economia_do_turismo/Estudo_Economia_do_Turismo__Uma_Perspectiva_Macroeconomica_2003_2009.pdf . Acesso 10 jan. 2021

Kastenholz, E., Carneiro, M., Marques, C., & Lima, J. (2012). Understanding and managing the rural tourism experience - The case of a historical village in Portugal. Tourism Management Perspectives, 4, 207-214. http://dx.doi.org/10.1016/j.tmp.2012.08.009.

Lavandoski, J. (2008). A paisagem na rota enoturística Vale dos Vinhedos (RS), na perspectiva do visitante. Dissertação (Mestrado em Turismo). Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul.

Lin, Z., Chen, Y., & Filieri, R. (2017). Resident-tourist value co-creation: The role of residents' perceived tourism impacts and life satisfaction. Tourism Management, 61, 436-442. 10.1016/j.tourman.2017.02.013.

López-Guzmán, T., & Orgaz-Aguera F. (2016). An exploratory study of olive tourism consumers. Tourism and Hospitality Management, 22(1), 57-68. 10.20867/thm.22.1.1.

Lusch, R., & Vargo, S. (2006). Service-dominant logic: reactions, reflections and refinements. Marketing Theory, 6(3), 281-288. 10.1177/1470593106066781.

Malhotra, N. K. (2001). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3.ed. Porto Alegre: Bookman.

Mathis, E., Kim, H., Uysal, M., Sirgy, J., & Prebensen, N. (2016). The effect of co-creation experience on outcome variable. Annals of Tourism Research, 57, 62-75. 10.1016/j.annals.2015.11.023.

Merz, M., Zarantonello, L., & Grappi, S. (2018). How valuable are your customers in the brand value co-creation process? The development of a customer co-creation value (CCCV) scale. Journal of Business Research, 82, 79-89. 10.1016/j.jbusres.2017.08.018.

Millán, G., Agudo, E., & Morales, E. (2011). Análisis de la oferta y la demanda de oleoturismo en el sur de España: un estudio de caso. Cuadernos de Desarrollo Rural, 8(67), 181-202. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0122-14502011000200008

Morosan C. & DeFranco, A. (2016). Co-creating value in hotels using mobile devices: A conceptual model with empirical validation. International Journal of Hospitality Management, 52, 131-142. 10.1016/j.ijhm.2015.10.004.

Murgado, E., Torres, F., Parras, M., & Vega M. (2011). El Aceite de Oliva como Elemento Nuclear para el Desarrollo del Turismo. (Coord. Flavián C.; Fandos C.), Turismo Gastronómico. Estrategias de Marketing y Experiencias de Exito, Prensas Universitarias de Zaragoza, 191-220. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=692547.

Murgado, M. (2013). Turning food into a gastronomic experience: olive oil tourism. In: Arcas N. (ed.), Arroyo López F.N. (ed.), Caballero J. (ed.), D'Andria R. (ed.), Fernández M. (ed.), Fernandez Escobar R. (ed.), Garrido A. (ed.), López-Miranda J. (ed.), Msallem M. (ed.), Parras M. (ed.), Rallo L. (ed.), Zanoli R. (ed.). Present and future of the Mediterranean olive sector. Zaragoza: CIHEAM / IOC, 97-109.

Oliveira, S. (2014). The Olive Oil Tourism as a Development Factor in Rural Areas. VII International Tourism Congress, Sultan Qaboos University.

Ordanini, A., & Parasuraman, A. (2011). Service innovation viewed through a service-dominant logic lens: a conceptual framework and empirical analysis. Journal of Service Research, 14(1), 3-23. https://doi.org/10.1177/1094670510385332.

Prahalad, C. K., & Ramaswamy, V. (2004). Co-creation experiences: The next practice in value creation. Journal of Interactive Marketing, 18(3), 5-14. https://doi.org/10.1002/dir.20015.

Prebensen, N. & Dahl, J. (2013). Value Co-creation Significance of Tourist Resources. Annals of Tourism Research, 42, 240-261. 10.1016/j.annals.2013.01.012.

Pulido-Fernández, J. I., Casado-Montilla, J., & Carrillo-Hidalgo, I. (2019). Introducing olive-oil tourism as a special interest tourism. Heliyon, 5(12), e02975. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2019.e02975.

Rachão, S. A. S., Breda, Z., Fernandes, C., & Joukes, V. (2020). Food-and-wine experiences towards co-creation in tourism. Tourism Review. https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/TR-01-2019-0026/full/pdf?title=food-and-wine-experiences-towards-co-creation-in-tourism

Ramaswamy, V. (2009). Leading the Transformation to Co-Creation of Value. Strategy e Leadership, 37 (2), 32-37. DOI 10.1108/10878570910941208.

Rihova, I., Buhalis, D., Gouthro, M. & Moital, M. (2014). Customer-to-customer co-creation practices in tourism: Lessons from Customer-Dominant logic. Tourism Management, 67, 362-375. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.02.010.

Romão, J., & Neuts, B. (2017). Territorial capital, smart tourism specialization and sustainable regional development: Experiences from Europe. Habitat International, 68, 64-74. https://doi.org/10.1016/j.habitatint.2017.04.006.

Sembada, A. (2018). The two sides of empowering consumers to co-design innovations. Journal of Services Marketing, 32(1), 8-18. https://doi.org/10.1108/JSM-02-2017-0062.

Shamim, A., & Ghazali Z. (2017). Construction and validation of customer value co-creation attitude scale. Journal of Consumer Marketing, 34(7), 591-602. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.

Shaw, G., Bailey, A., & Williams, A. (2011). Aspects of service-dominant logic and its implications for tourism management: Examples from the hotel industry. Tourism Management, 32(2), 207-214. 10.1016/j.tourman.2010.05.020.

Silva-Lacerda, J., Castro, M., & Veiga, R. (2018). Da lógica ao lucro: uma reflexão sobre a aplicabilidade da lógica dominada por serviço ao ramo hoteleiro. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 12(2), 112-128. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v12i2.1357.

[UNWTO] World Tourism Organization. January 2016. World Tourism Barometer. Vol.14, Referenciado de: http://cf.cdn.unwto.org/sites/all/files/pdf/unwto_barom16_01_january_excerpt.pdf . Acesso 10 jan. 2021

Vargo, S., & Lusch, R. (2004). Evolving to a new dominant logic in Marketing. Journal of Marketing, 68(1), 1-17. https://doi.org/10.1509/jmkg.68.1.1.24036.

Vargo, S., & Lusch, R. (2008). Service-dominant logic: Continuing the evolution. Journal of the Academy of Marketing Science, 36(1), 1-10. https://doi.org/10.1007/s11747-007-0069-6.

Vargo, S., & Lusch, R. (2016). Institutions and axioms: an extension and update of service-dominant logic. Journal of the Academy of Marketing Science, 44(1), 5-23. https://doi.org/10.1007/s11747-015-0456-3.

Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.

Zhang, T., Lu, C., Torres, E., & Chen, Po-Ju. (2018). Engaging customers in value co-creation or co-destruction online. Journal of Services Marketing, 32(1), 57-69. https://doi.org/10.1108/JSM-01-2017-0027.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

DAMACENA, Cláudio; BRAMBILLA, Flávio Régio; CORREA, Ana Laura Barcelos. Cocriação de valor como estratégia no setor do turismo rural: um estudo aplicado ao contexto da olivicultura. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 32, n. 2, p. 249–271, 2021. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v32i2p249-271. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/185191.. Acesso em: 26 abr. 2024.