Turismo como Vetor de Desenvolvimento Local: um olhar através das idéias de Theodor Adorno e Max Horkeimer
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i1p104-127Palavras-chave:
turismo, desenvolvimento, indústria cultural.Resumo
Este ensaio procura compreender a relação entre turismo e desenvolvimento. Para tanto, se apóia em uma pesquisa bibliográfica e dá ênfase especial as ideias de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Embora esses autores não tenham discutido a temática do turismo, mas, as suas ideias relativas à valorização da ciência positivista e sua influência para a legitimação dos dados e fatos econômicos que apóiam investimentos governamentais, podem contribuir com uma reflexão crítica. Destacam-se, também, as suas discussões sobre Indústria Cultural, onde a mercantilização de atividades culturais e a valorização do prazer contribuem para a acriticidade dos homens. Os países em desenvolvimento são impulsionados a direcionar suas estratégias para um crescimento sócio-econômico no sentido de dinamizar setores capazes de gerar emprego e estimular a melhoria da qualidade de vida da população. Este artigo pressupõe que o questionamento do potencial turístico enquanto vetor de desenvolvimento não deve ser negado, supõe, contudo, que as bases do modelo de desenvolvimento devem ser melhor analisadas para além da racionalidade instrumental, de forma a evitar uma percepção acrítica da atividade turística, como também, a adoção inapropriada de modelos de desenvolvimento que não atendem às necessidades da comunidade local.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.