O Processo de Criação de Novos Negócios em Turismo: estudo de casos múltiplos em agências de viagens em Curitiba, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p464-483Palavras-chave:
empreendedorismo, turismo, processo empreendedor, criação de negócios, agências de viagens.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o processo de criação de negócios, identificando osestágios de iniciação, preparação, start up e consolidação em quatro agências de viagenslocalizadas em Curitiba, Paraná. Foi adotado o modelo teórico de referência de quatroestágios de Borges, Simard e Filion (2005). O método de pesquisa utilizado foi o estudo decaso múltiplo, e as evidências foram coletadas através de entrevistas pessoaissemiestruturadas com os empreendedores. Observou-se que os negócios iniciaraminformalmente e que os empreendedores não possuíam informações sobre o setor. No estágioda preparação do negócio, constatou-se que, apesar do apoio gratuito oferecido peloSEBRAE, os empresários iniciam seus empreendimentos sem realizar o plano de negócios. Aconsolidação do negócio foi o estágio mais difícil para todos os empreendedores, pois tiveramde lidar com problemas de sazonalidade e dificuldade de gerenciar o fluxo de caixa entre osperíodos de alta e baixa estação. Além disso, os empreendedores apontam grande dificuldadeem conciliar a vida pessoal e o negócio. No entanto, apesar das dificuldades enfrentadas,afirmaram que a atividade empresarial é compensadora, em função do retorno financeiro e dasatisfação pessoal.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.