O Processo de Criação de Novos Negócios em Turismo: estudo de casos múltiplos em agências de viagens em Curitiba, Paraná

Autores

  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p464-483

Palavras-chave:

empreendedorismo, turismo, processo empreendedor, criação de negócios, agências de viagens.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de criação de negócios, identificando osestágios de iniciação, preparação, start up e consolidação em quatro agências de viagenslocalizadas em Curitiba, Paraná. Foi adotado o modelo teórico de referência de quatroestágios de Borges, Simard e Filion (2005). O método de pesquisa utilizado foi o estudo decaso múltiplo, e as evidências foram coletadas através de entrevistas pessoaissemiestruturadas com os empreendedores. Observou-se que os negócios iniciaraminformalmente e que os empreendedores não possuíam informações sobre o setor. No estágioda preparação do negócio, constatou-se que, apesar do apoio gratuito oferecido peloSEBRAE, os empresários iniciam seus empreendimentos sem realizar o plano de negócios. Aconsolidação do negócio foi o estágio mais difícil para todos os empreendedores, pois tiveramde lidar com problemas de sazonalidade e dificuldade de gerenciar o fluxo de caixa entre osperíodos de alta e baixa estação. Além disso, os empreendedores apontam grande dificuldadeem conciliar a vida pessoal e o negócio. No entanto, apesar das dificuldades enfrentadas,afirmaram que a atividade empresarial é compensadora, em função do retorno financeiro e dasatisfação pessoal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe
    Rivanda Meira Teixeira- Professora do Departamento em Administração e do Mestrado em Economia (NUPEC) da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Administração pela Cranfield University – Inglaterra (1996). Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e na Strathclyde University – Escócia (2000-2001). Pós Doutorado em  Empreendedorismo na HEC em Montreal, Canadá (2007). Área de interesse em pesquisa: Empreendedorismo, Gestão de Pequenos Negócios, Gestão em Turismo. Endereço:Departamento de Administração. Universidade Federal de Sergipe. Campus Universitário-Jardim Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe. 40100-000 Email: rivandateixeira@terra.com.br

Downloads

Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

TEIXEIRA, Rivanda Meira. O Processo de Criação de Novos Negócios em Turismo: estudo de casos múltiplos em agências de viagens em Curitiba, Paraná. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 2, p. 464–483, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i2p464-483. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52429.. Acesso em: 25 abr. 2024.