Intensidade Moral nas Decisões de Marketing Turístico: proposta de uma escala de mensuração

Autores

  • Taís Alexandre Antunes Paes Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco José da Costa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i3p527-551

Palavras-chave:

intensidade moral, turismo, mensuração, validade de escala.

Resumo

A atividade turística vêm ganhando ênfase nas ultimas décadas por ser uma atividade que temcontribuído para o desenvolvimento social e econômico de várias regiões. Tal atividadeapresenta importância, na medida em que, a tomada de decisão de um gestor pode gerar benefícios ou malefícios sobre a sociedade no qual o turismo está inserido. Desta forma, estetrabalho apresenta como objetivo desenvolver uma escala de mensuração do construtointensidade moral considerando o contexto da tomada de decisão ética dos gestores daatividade turística. A revisão da literatura indicou que o construto intensidade moral nãopossuía uma escala validada para este contexto. O construto intensidade moral foi propostopor Jones (1991) que tomou como base a análise do tópico moral em si, considerando quecada indivíduo reagirá de maneira diferente em varias intensidades diante de situações éticas. Este considera que o construto intensidade moral é constituído de seis características: magnitude das consequências, consenso social, probabilidade de efeito, imediatismo temporal, proximidade e concentração do efeito. Tendo em vista as considerações apresentadas foramdesenvolvidos três cenários com diferentes contextos (social, econômico e ambiental) associados a dilemas éticos da atividade turística, mais seis itens referentes as seis características da intensidade moral. Para o desenvolvimento e validação da escala foramutilizadas três amostras, duas com estudantes e uma com gestores. Os testes empíricosindicaram a consistência dos itens e dos cenários desenvolvidos, com variações de percepções segundo os tipos de cenários. Ao final são propostas idéias de aplicações daescalas e pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

  • Taís Alexandre Antunes Paes, Universidade Federal da Paraíba
    Mestre em Gestão Organizacional pelo PPGA/UFPB e Bacharel em Turismo pela UFPB
  • Francisco José da Costa, Universidade Federal da Paraíba
    Doutor em Administração de Empresas pela FGV- SP e Professor do PPGA/UFPB

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Publicado

2012-12-07

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PAES, Taís Alexandre Antunes; COSTA, Francisco José da. Intensidade Moral nas Decisões de Marketing Turístico: proposta de uma escala de mensuração. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 3, p. 527–551, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i3p527-551. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52433.. Acesso em: 26 abr. 2024.