A Formação das Imagens no Turismo: itinerário teórico e proposta de um modelo operacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i3p552-574Palavras-chave:
turismo, formação da imagem turística, TDI.Resumo
Para muitos autores a escolha do destino é o momento mais importante para o funcionamentode todo o sistema turístico, sendo a imagem do lugar de fruição turística sua componente maissignificativa. Assim, pretende-se aqui desenvolver uma discussão sobre a formação daimagem turística, enfatizando algumas das principais contribuições derivadas dasinvestigações especializadas sobre o tema. Partindo-se da proeminência do olhar do turistacomo fator decisivo para a afirmação do turismo no plano global, discute-se a relação entre aimagem do destino e a conduta do turista (enfoque estático), bem como a formação e astransformações da imagem turística em si mesma no tempo (enfoque dinâmico). Contudo, argumenta-se que a tendência dos estudos sobre a formação da imagem turística (TDI) parte do pressuposto falso de que o turista seria um reflexo do Homo economicus, marcado peloracionalismo, utilitarismo e individualismo. Nesse sentido propõe-se um modelo alternativo –pluralista e holístico – que procura relacionar as várias etapas do processo de formação daimagem dentro de uma perspectiva multidimensional, sistêmica e processual, situandosimultaneamente os vários agentes envolvidos no sistema turístico.Downloads
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