A Formação das Imagens no Turismo: itinerário teórico e proposta de um modelo operacional

Autores

  • Roque Pinto Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i3p552-574

Palavras-chave:

turismo, formação da imagem turística, TDI.

Resumo

Para muitos autores a escolha do destino é o momento mais importante para o funcionamentode todo o sistema turístico, sendo a imagem do lugar de fruição turística sua componente maissignificativa. Assim, pretende-se aqui desenvolver uma discussão sobre a formação daimagem turística, enfatizando algumas das principais contribuições derivadas dasinvestigações especializadas sobre o tema. Partindo-se da proeminência do olhar do turistacomo fator decisivo para a afirmação do turismo no plano global, discute-se a relação entre aimagem do destino e a conduta do turista (enfoque estático), bem como a formação e astransformações da imagem turística em si mesma no tempo (enfoque dinâmico). Contudo, argumenta-se que a tendência dos estudos sobre a formação da imagem turística (TDI) parte do pressuposto falso de que o turista seria um reflexo do Homo economicus, marcado peloracionalismo, utilitarismo e individualismo. Nesse sentido propõe-se um modelo alternativo –pluralista e holístico – que procura relacionar as várias etapas do processo de formação daimagem dentro de uma perspectiva multidimensional, sistêmica e processual, situandosimultaneamente os vários agentes envolvidos no sistema turístico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roque Pinto, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Graduado e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. DEA e Doutor em Antropologia Social com ";;;menção Doutor Europeu";;; pela Universidad de La Laguna, Tenerife, Espanha. Professor de Antropologia na Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Brasil e atualmente desenvolve trabalhos na área de Antropologia especialmente relacionados às temáticas do Turismo, Desenvolvimento Local, Território e Poder, Identidade, Religiões Afro-americanas, e Teoria Social, além de investigações nas interfaces entre Literatura e Antropologia.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PINTO, Roque. A Formação das Imagens no Turismo: itinerário teórico e proposta de um modelo operacional. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 3, p. 552–574, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i3p552-574. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52434.. Acesso em: 26 abr. 2024.