Determinantes da competitividade no mercado turístico: estudo da vantagem comparativa em Águas de São Pedro - SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v15i2p216-228Palavras-chave:
destinações turísticas, competitividade, vantagem comparativa, sustentabilidade, diferenciação.Resumo
O crescimento do turismo nas últimas décadas e a criação de novos destinos e produtos para uma demanda mais exigente acirraram a concorrência das destinações no mercado turístico. Baseando-se nos princípios da sustentabilidade, esta pesquisa teve como objetivo identificar se a vantagem comparativa de Águas de São Pedro (SP), composta por seus atrativos singulares, influi na competitividade no mercado turístico. Após revisão teórica sobre sustentabilidade e competitividade das destinações turísticas partiu-se para a aplicação do modelo considerado mais adequado à estância escolhida em função de suas particularidades, tanto no que se refere ao diferencial de suas águas minerais e à qualidade do ar, quanto aos excelentes indicadores sociais. Resultados evidenciaram a percepção dos turistas em relação aos atributos exclusivos do destino, indicando a necessidade de sua exploração sustentável para atingir níveis mais competitivos.Downloads
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