Determinantes da competitividade no mercado turístico: estudo da vantagem comparativa em Águas de São Pedro - SP

Autores

  • Marta Poggi e Borges Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep
  • Doris van de Meene Ruschmann Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v15i2p216-228

Palavras-chave:

destinações turísticas, competitividade, vantagem comparativa, sustentabilidade, diferenciação.

Resumo

O crescimento do turismo nas últimas décadas e a criação de novos destinos e produtos para uma demanda mais exigente acirraram a concorrência das destinações no mercado turístico. Baseando-se nos princípios da sustentabilidade, esta pesquisa teve como objetivo identificar se a vantagem comparativa de Águas de São Pedro (SP), composta por seus atrativos singulares, influi na competitividade no mercado turístico. Após revisão teórica sobre sustentabilidade e competitividade das destinações turísticas partiu-se para a aplicação do modelo considerado mais adequado à estância escolhida em função de suas particularidades, tanto no que se refere ao diferencial de suas águas minerais e à qualidade do ar, quanto aos excelentes indicadores sociais. Resultados evidenciaram a percepção dos turistas em relação aos atributos exclusivos do destino, indicando a necessidade de sua exploração sustentável para atingir níveis mais competitivos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marta Poggi e Borges, Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep
    Graduada em Ciências Econômicas pela UNESP; especialista em Planejamento e Marketing Turístico pelo SENAe e em Marketing Estratégico pela UNIMEP; mestre em Ciências da Comunicação/Turismo e Lazer pela ECA-USP. Professora do Curso de Turismo da Universidade Metodista de Piracicaba.
  • Doris van de Meene Ruschmann, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
    Graduada em Turismo pela UAM-SP; mestre e doutora em Ciências da Comunicação/Turismo e Lazer pela ECA-USP. Coordenadora do Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí - sc - UNIVALI; diretora técnica da Ruschmann Consultores de Turismo.

Downloads

Publicado

2004-11-13

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

BORGES, Marta Poggi e; RUSCHMANN, Doris van de Meene. Determinantes da competitividade no mercado turístico: estudo da vantagem comparativa em Águas de São Pedro - SP. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 2, p. 216–228, 2004. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v15i2p216-228. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62668.. Acesso em: 8 maio. 2024.