Impactos econômicos do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1

Autores

  • Eduardo Amaral Haddad Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP
  • Décio Kadota Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP
  • Wilson Abrahão Rabahy Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v15i2p229-249

Palavras-chave:

Fórmula 1, análise de insumo-produto, impactos econômicos de eventos esportivos, turismo, economia do turismo, teorometria.

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma avaliação econômica dos impactos econômicos gerados pela realização do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 na cidade de São Paulo. A análise é feita com base num modelo de equilíbrio geral fundamentado na metodologia de insumo-produto, regionalizado para duas grandes regiões (Estado de São Paulo e demais Estados do país). Também se utilizou, de forma integrada, um submodelo regionalizado para o Estado de São Paulo. Com base nessa metodologia, foi então possível avaliar os impactos daquele evento sobre a atividade económica (valor da produção, renda e emprego), tanto para a própria cidade de São Paulo como para as demais regiões do Estado de São Paulo e para o restante do país.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Amaral Haddad, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP
    Coordenador de pesquisas da FIPE; professor doutor da FEA- USP; e Adjunct Research Assistant Professor, Regional Economics Applications Laboratory, University of Illinois.
  • Décio Kadota, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP
    Professor doutor da FEA-USP e pesquisador da FIPE.
  • Wilson Abrahão Rabahy, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP
    Professor doutor, titular do curso de Turismo da ECA-USP e pesquisador da FIPE.

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Publicado

2004-11-13

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

HADDAD, Eduardo Amaral; KADOTA, Décio; RABAHY, Wilson Abrahão. Impactos econômicos do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 2, p. 229–249, 2004. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v15i2p229-249. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62669.. Acesso em: 26 abr. 2024.