O Turismo e as normas ISO 9000: um caminho para a certificação da qualidade dos produtos e serviços

Autores

  • José Roberto Yasoshima Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v5i1p89-99

Palavras-chave:

Turismo, qualidade de produtos e serviços, marketing de serviços, qualidade total, certificação, ISO 9000.

Resumo

Um novo cenário econômico mundial mostra que a qualidade dos produtos e serviços é uma exigência crescente. O turismo, uma das atividades mais importantes da atualidade, deve levar as empresas do setor a adotar uma nova postura visando a qualidade e a produtividade. A certificação de um sistema de qualidade total é o melhor caminho para o reconhecimento internacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Roberto Yasoshima, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP
    Bacharel em Administração de Empresas e Especialista em Didática Universidade Mackenzie. Especialista em Planificação Estratcgica do Turismo pela Escola de Comunicaçõese Artes da USP. Mestrando cm Turismo e Lazer na Escolade Comunicações e Artes da USP.

Downloads

Publicado

1994-05-10

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

YASOSHIMA, José Roberto. O Turismo e as normas ISO 9000: um caminho para a certificação da qualidade dos produtos e serviços. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 5, n. 1, p. 89–99, 1994. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v5i1p89-99. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63142.. Acesso em: 27 abr. 2024.