Inovação da tradição e sustentabilidade de estratégias culturais: a hotelaria no circuito do Carnaval da Bahia

Autores

  • Carlos Alex de Cantuária Cypriano Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v7i2p63-76

Palavras-chave:

Hospitalidade, hotelaria, tradição cultural, estratégias, inovação, sustentabilidade.

Resumo

A partir da existência de uma relação histórica entre o papel da hotelaria e o evento sociocultural, e da existência de um componente tradicional intrinseco à hospitalidade, investiga-se a forma dessa relação num recorte histórico do carnaval em relação ao desenvolvimento econômico e às estratégias adotadas por dois hotéis tradicionais de Salvador (Brasil), localizados no circuito do carnaval. Dessa investigação percebe-se a possibilidade de uma alternativa estratégica inovadora e sustentável na medida em que integre a modernidade do carnaval-negócio com a tradição, e baseie sua atuação em aspectos de natureza cultural, garantindo a reprodução do evento carnaval.

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Biografia do Autor

  • Carlos Alex de Cantuária Cypriano, Universidade Federal da Bahia
    Mestrando em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA/UFBA.

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Publicado

1996-11-06

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

CYPRIANO, Carlos Alex de Cantuária. Inovação da tradição e sustentabilidade de estratégias culturais: a hotelaria no circuito do Carnaval da Bahia. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 2, p. 63–76, 1996. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v7i2p63-76. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63310.. Acesso em: 5 maio. 2024.