Realidade versus necessidades da pesquisa turística no Brasil

Autores

  • Mirian Rejowski Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v9i1p82-91

Palavras-chave:

turismo e pesquisa, pesquisa científica, realidade, necessidades, propostas, prioridades temáticas, Brasil.

Resumo

Este artigo enfoca a pesquisa científica em Turismo no Brasil, procurando conciliar as preocupações acadêmicas com a prática empresarial. Baseia-se na revisão da literatura sobre pesquisa científica e empreendimentos turísticos, na análise documental das teses brasileiras e nas opiniões de pesquisadores acadêmicos, empresários e profissionais, obtidas através da aplicação de questionários e entrevistas em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Sintetiza os principais resultados sobre a realidade e as necessidades da pesquisa turística no Brasil, apresenta propostas para a valorização da pesquisa e do pesquisador turístico, e indica prioridades temáticas para futuras pesquisas na área relacionadas às forças globais emergentes que afetarão a sociedade no próximo Milênio.

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Biografia do Autor

  • Mirian Rejowski, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes.
    Bacharel em Turismo. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Livre Docente em Teoria do Turismo e do Lazer pela ECA-USP. Professora de cursos de graduação e pós-graduação em Turismo.

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Publicado

1998-05-05

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

REJOWSKI, Mirian. Realidade versus necessidades da pesquisa turística no Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 1, p. 82–91, 1998. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v9i1p82-91. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63427.. Acesso em: 3 maio. 2024.