Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor

Autores

  • Jenny Dantas Barbosa Universidade Federal de Sergipe
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v10i1p28-46

Palavras-chave:

demanda turística, perfil do turista, estratégia turística, Sergipe, Brasil.

Resumo

Traça o perfil dos turistas que visitam Aracaju; identifica suas principais motivações e fatores que influenciam seus hábitos de viagem; avalia sua percepção em relação aos atrativos turísticos do Estado; e analisa o grau de convergência e divergência entre as percepções dos turistas e dos empresários. Foram entrevistados quatrocentos turistas e os dados coletados foram analisados pelo programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS). As conclusões extraídas deste estudo foram: os horizontes do turismo em Sergipe estão limitados praticamente ao Estado vizinho, o Estado da Bahia; o turista desconhece os principais atrativos do Estado, pois permanece apenas na capital e, de maneira geral, mostrou-se pouco crítico em sua avaliação do produto turístico e da infra-estrutura. Algumas sugestões são feitas para a formulação e implementação de estratégias que possam contribuir para a transformação desse cenário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jenny Dantas Barbosa, Universidade Federal de Sergipe
    Docente do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Administração pela Universidad Complutense de Madrid. Espanha.
  • Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe
    Docente do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Administração pela Cranfield School of Management. Inglaterra.

Downloads

Publicado

1999-05-18

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

BARBOSA, Jenny Dantas; TEIXEIRA, Rivanda Meira. Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 1, p. 28–46, 1999. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v10i1p28-46. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63457.. Acesso em: 29 abr. 2024.