Florianópolis, cluster turístico?

Autores

  • Hoyêdo Nunes Lins Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v11i2p55-70

Palavras-chave:

turismo sustentável, inter-relações, cooperação, governança, "cluster" turístico, Florianópolis, Brasil.

Resumo

As inter-relações envolvendo agentes em áreas turísticas constituem o tema deste artigo, que tem como principal inspiração o atual debate sobre clusters de atividades econômicas, em que se atribui importância significativa à cooperação e ao sentido de ação coletiva entre os atores. Aborda uma destinação turística específica, Florianópolis, em que se registra o crescimento do turismo na área; identificam-se algumas iniciativas locais de natureza coletiva; apontam-se as fragilidades da governança ligada ao turismo; e indica-se a urgente necessidade de zelar por um turismo sustentável em Florianópolis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hoyêdo Nunes Lins, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Bacharel em Ciências Econômicas e em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Planejamento do Desenvolvi mento Regional pela University College of Swansea, Grã-Bretanha. Doutor em Geografia Econômica e Organização do Espaço pela Université François Rabelais, em Tours, França. Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Participação no Programa de Pós-Graduação em Economia.

Downloads

Publicado

2000-11-15

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

LINS, Hoyêdo Nunes. Florianópolis, cluster turístico?. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 2, p. 55–70, 2000. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v11i2p55-70. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63518.. Acesso em: 3 maio. 2024.