Comunicação visual e acessibilidade do turista estrangeiro na cidade de São Paulo

Autores

  • Flávia Ulian
  • Laura Vigia Dias

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v12i1p55-71

Palavras-chave:

comunicação no turismo, comunicação visual, mobilidade e acessibilidade, sinalização turística, planejamento turístico, turismo receptivo, São Paulo (cidade), Brasil.

Resumo

Apresenta pesquisa sobre sinalização verbal e não verbal (visual) disponível para o turista estrangeiro, de diversas regiões do mundo, em seus deslocamentos no município de São Paulo e contribui para a discussão do planejamento turístico municipal no País. Foram utilizados registros fotográficos, bem como o levantamento e análise de depoimentos de turistas estrangeiros em São Paulo e de documentos fornecidos pelas entidades responsáveis por esse tipo de atendimento ao turista para embasar a análise qualitativa de como esses recursos de linguagem viabilizam e/ou dificultam a comunicação e a mobilidade do turista estrangeiro na cidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flávia Ulian
    Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Docente de Geografia Aplicada ao Turismo, Turismo Ambiental e transportes em cursos de Turismo.
  • Laura Vigia Dias
    Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas. Docente de Inglês Instrumental e de Metodologia Científica em cursos de Turismo e de Comunicação.

Downloads

Publicado

2001-05-03

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ULIAN, Flávia; DIAS, Laura Vigia. Comunicação visual e acessibilidade do turista estrangeiro na cidade de São Paulo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 1, p. 55–71, 2001. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v12i1p55-71. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63529.. Acesso em: 5 maio. 2024.