Percepção do turismo no cotidiano dos dirigentes: Caso Xingó

Autores

  • Mary Nadja Lima Santos Escola Técnica Federal de Sergipe
  • Jenny Dantas Barbosa Universidade Federal de Sergipe.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v12i1p86-105

Palavras-chave:

desenvolvimento turístico, políticas públicas, percepção do turismo, dirigente e líder municipais, Canindé do São Francisco, Piranhas, Sergipe, Alagoas, região de Xingó, Brasil.

Resumo

Pesquisa exploratória-descritiva que analisa a contribuição do turismo na região de Xingó, através da percepção dos dirigentes e líderes municipais. Os municípios estudados foram Canindé do São Francisco (Sergipe), e Piranhas (Alagoas), situados no Nordeste do Brasil, unidos pelo Rio São Francisco. Contataram-se representantes da comunidade, empresários desses municípios, órgãos públicos, autoridades locais dos dois Estados, além de especialistas da área de turismo, constituindo-se a amostragem não probabilística por conveniência. Entre os resultados alcançados, destacam-se: a inexistência de políticas definidas de turismo nos dois municípios; o surgimento de impactos socioambientais provocados pela construção da Usina Hidroelétrica de Xingó; a estagnação da economia, provocada pela conclusão das obras, o que repercute em todos os setores das comunidades estudadas; e as condições socioeconômicas dificultam o desenvolvimento do turismo. Recomendações são feitas para o estabelecimento de políticas públicas no setor turístico, a fim de que contemplem os aspectos socioeconômicos e ambientais, adequados à região do semi-árido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mary Nadja Lima Santos, Escola Técnica Federal de Sergipe
    Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Gerenciamento de Empresas de Turismo e Gestão Empresarial (UFS). Atualmente coordenando o projeto curso Técnico de Turismo da Escola Técnica Federal de Sergipe.
  • Jenny Dantas Barbosa, Universidade Federal de Sergipe.
    Docente do curso de Administração de Empresas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Administração pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

Downloads

Publicado

2001-05-03

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SANTOS, Mary Nadja Lima; BARBOSA, Jenny Dantas. Percepção do turismo no cotidiano dos dirigentes: Caso Xingó. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 1, p. 86–105, 2001. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v12i1p86-105. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63532.. Acesso em: 5 maio. 2024.