Experiência brasileira em Contas Nacionais do Turismo

Autores

  • Wilson Abrahão Rabahy Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP
  • Mirian Rejowski Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v12i2p32-42

Palavras-chave:

economia do turismo, conta nacional de turismo, modelo desagregado macroeconômico, matriz insumo-produto, Conta Satélite de Turismo, Brasil.

Resumo

No início de 1990 desenvolveu-se um estudo que visou o estabelecimento de um modelo para identificação, no Sistema de Contas Nacionais, dos agregados macroeconômicos do Turismo e avaliação dos elementos estruturais do setor através da matriz insumo-produto. Enfocam-se os principais resultados dessa pesquisa, apresentando o método adotado e suas restrições, como indicativos de questões a serem superadas no atual desafio gerado pela construção de um Sistema de Conta Satélite do Turismo no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wilson Abrahão Rabahy, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP
    Docente e Pesquisador do Programa de Mestrado em Turismo da Universidade Anhembi-Morumbi. Professor Titular aposentado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-SP. Mestre e Doutorem Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Livre-docente em Teoria do Turismo e do Lazer pela ECA-USP.
  • Mirian Rejowski, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP
    Professora Associada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bacharel em Turismo pela ECA-USP. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Livre-docente em Teoria do Turismo e do Lazer pela ECA-USP.

Downloads

Publicado

2001-11-02

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

RABAHY, Wilson Abrahão; REJOWSKI, Mirian. Experiência brasileira em Contas Nacionais do Turismo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 2, p. 32–42, 2001. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v12i2p32-42. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63540.. Acesso em: 29 abr. 2024.