Sistemas de informações para análise estratégica de custos de concorrentes: um caso de hotel econômico na cidade de São Paulo

Autores

  • Gleice Regina Guerra Docente da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v15i1p42-72

Palavras-chave:

hotelaria, hotel econômico, contabilidade de cus­tos, sistemas de informação, concorrentes, análise estratégica, São Paulo, Brasil.

Resumo

O presente trabalho aponta a importância da análise dos custos da concorrência para a indústria hoteleira. Apresenta o caso de um hotel econômico, com um padrão mínimo de prestação de serviços, cuja principal estratégia é a liderança de preços. Indica como as informações obtidas através da mídia e as resultantes da avaliação minuciosa do produto do concorrente - uma técnica conhecida por "engenharia reversa" - podem ser utilizadas por um subsistema de informações de análise de custos para gestão estratégica. Demonstra como é possível fazer inferências a respeito de estruturas de custos de concorrências e a relevância disso quando se trata de disputar um mercado altamente competitivo, como é o caso atual da cidade de São Paulo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gleice Regina Guerra, Docente da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep.
    Técnica em Administração Hoteleira pelo Senac-SP. Bacharel em Economia pela FMU e em Turismo pela ECA-USP. Pesquisadora e professora de cursos de graduação e pós-graduação em Tu­rismo e Hotelaria desde 1994. Docente da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep. Mestranda Concorrência Hoteleira na Cidade de São Paulo em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP.

Downloads

Publicado

2004-05-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

GUERRA, Gleice Regina. Sistemas de informações para análise estratégica de custos de concorrentes: um caso de hotel econômico na cidade de São Paulo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 1, p. 42–72, 2004. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v15i1p42-72. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63687.. Acesso em: 26 abr. 2024.