Bares e Casas Noturnas: um estudo exploratório sobre consumo e sociabilidade

Autores

  • Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v15i1p73-88

Palavras-chave:

turismo e entretenimento, serviços de alimentação, espaço de lazer, bares e casas noturnas, sociabilidade, Curitiba, Paraná, Brasil.

Resumo

Estudar o consumo de bares e casas noturnas nas sociedades contemporâneas exige buscar e compreender a própria complexidade que envolve a freqüência a esses estabelecimentos. Pautando-se em entrevistas realizadas na cidade de Curitiba, o presente artigo discute bares e casas no­turnas não apenas enquanto estabelecimentos voltados ao serviço de refei­ções, mas também enquanto espaços de lazer urbano e locais propícios para relacionamentos interpessoais, favoráveis à vivência da sociabilidade nas mais diversas formas. Nesse contexto, lançam-se ainda algumas reflexões sobre o papel de bares e casas noturnas dentro do panorama da atividade turística.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes, Universidade Federal do Paraná - UFPR
    Bacharel em Turismo e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; professora e vice-chefe de departamento do curso turismo da mesma instituição. Vice-coordenadora da Agetur - Núcleo de Estudos Turísticos da UFPR.

Downloads

Publicado

2004-05-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

GIMENES, Maria Henriqueta Sperandio Garcia. Bares e Casas Noturnas: um estudo exploratório sobre consumo e sociabilidade. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 1, p. 73–88, 2004. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v15i1p73-88. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63688.. Acesso em: 8 maio. 2024.