Marketing turístico estratégico: posicionamento da CVC Turismo no mercado brasileiro

Autores

  • Regina Ferraz Perussi Faculdade Cásper Líbero.
  • Mirian Rejowski Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i3p142-160

Palavras-chave:

marketing turístico, agência de turismo, posicionamento estratégico, bases de segmentação, estratégias competitivas, CVC Turismo, São Paulo, Brasil.

Resumo

O presente artigo refere-se a uma pesquisa exploratória a respeito do marketing estratégico das agências de turismo no Brasil, centrada em estudo de caso sobre o posicionamento da cvc Turismo no mercado de viagens nacional. Na parte teórica, trata de aspectos conceituais de segmentação de mercado, estratégias competitivas e posicionamento estratégico. Na pesquisa de campo, aborda o caso da cvc Turismo, agência de turismo sediada em São Paulo (Brasil), ressaltando as bases de segmentação e as estratégias competitivas por ela utilizadas. Os resultados indicam que o seu posicionamento estratégico é explicado pela busca de uma maior segmentação da demanda e da oferta de produtos turísticos, e pela existência de várias estratégias, como sua ampla rede de distribuição no Brasil, seus preços e formas de pagamento e seu foco de atuação no turismo interno. Conclui que há uma posição de liderança da cvc no mercado turístico e que essa empresa situa-se na fase de consolidação do seu ciclo de vida.

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Biografia do Autor

  • Regina Ferraz Perussi, Faculdade Cásper Líbero.
    Bacharel em Turismo e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Docente do Curso de Turismo da Faculdade SENAC, Cásper Líbero e UNIFlEO.
  • Mirian Rejowski, Universidade de Caxias do Sul - UCS
    Bacharel em Turismo, doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria do Turismo e do Lazer pela Universidade de São Paulo. Docente do Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

2006-12-23

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PERUSSI, Regina Ferraz; REJOWSKI, Mirian. Marketing turístico estratégico: posicionamento da CVC Turismo no mercado brasileiro. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 3, p. 142–160, 2006. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v17i3p142-160. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63760.. Acesso em: 26 abr. 2024.