Turismo e meio ambiente na Amazônia: perspectivas econômicas do turismo ecológico

Autores

  • Antonio Evaldo Comune Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v2i1p53-61

Palavras-chave:

Turismo, Amazônia, ecologia, meio ambiente, economia. Turismo ecológico, impacto económico. Economia, turismo, turismo ecológico.

Resumo

A região da Amazônia, no Brasil, experimentou, nas últimas décadas, uma grande transformação como resultado da intervenção pública e privada. O selor de turismo que já contribuiu de maneira decisiva para o crescimento da região, pode desempenhar, no futuro, um papel ainda mais importante, principalmente se a opção pelo turismo ecológico for incentivada. O impacto direto desta atividade, segundo estimativas realizadas tomando-se como base o ano de 1991, atinge cifras na faixa de 100 a 150 milhões de dólares/ano, dependendo da hipótese que se adota quanto à motivação do turismo doméstico. Este é apenas o impacto direto para o turismo referente à cidade de Manaus. É preciso contabilizar, ainda, a parte concernente às demais regiões da Amazônia, além dos outros efeitos multiplicadores que se verificam no resto da economia. Constata-se, portanto, que a exploração do turismo ecológico representa uma excelente alternativa para o desenvolvimento da região amazônica, oportunidade esta que deve ser explorada de maneira adequada para não agredir o frágil ecossistema da região.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Evaldo Comune, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade
    Professor Assistente Doutor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1991-05-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

COMUNE, Antonio Evaldo. Turismo e meio ambiente na Amazônia: perspectivas econômicas do turismo ecológico. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 1, p. 53–61, 1991. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v2i1p53-61. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63951.. Acesso em: 30 abr. 2024.