Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS

Autores

  • Aline Armanini Stefanan Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Lisiane Pellini Faller Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i2p404-431

Palavras-chave:

serviços, eventos, estrutura organizacional, processos.

Resumo

A crescente demanda pela prestação de serviços cria oportunidades para as empresas aumentarem sua oferta, viabilizando que cada vez mais empresas estejam competindo pela prestação dos mesmos tipos de serviço. Para a sobrevivência de prestadoras de serviço no longo prazo, estas devem conservar vantagem competitiva perante a concorrência, conseguida com sucesso por meio da correta estruturação de seus processos. Por isso, este trabalho teve como objetivo estruturar os processos organizacionais existentes em uma empresa que atua na área de eventos em Santa Maria, RS, Brasil, com a finalidade de agregar valor à empresa e a seus clientes através da uniformização dos mesmos. Em relação ao método, o trabalho caracteriza-se como um estudo de caso realizado por meio de pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e caráter qualitativo. A coleta dos dados foi feita por meio de observações in loco das atividades e dos processos realizados na empresa, pesquisa documental e entrevistas informais com os colaboradores, resultando na elaboração de fluxogramas e procedimentos operacionais padrão das principais atividades da empresa. Conclui-se, portanto, que o objetivo geral proposto foi atingido com tais melhorias para a empresa, ao proporcionar o estabelecimento de padrões de rotinas diárias e elaborar estratégias para guiar a organização no alcance de seus objetivos. Sugere-se para estudos futuros, maior exploração da área de eventos na forma de prestação de serviços e para a empresa em questão, a continuação do estudo dos processos organizacionais e a elaboração de um planejamento estratégico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Armanini Stefanan, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
    Administradora pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e acadêmica de Estatística na Universidade Federal de Santa Maria.
  • Lisiane Pellini Faller, Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES
    Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Docente no curso de Administração da Faculdade Metodista de Santa Maria. Contato: lisi.faller@yahoo.com.br
  • Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
    Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2008). Docente do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM.

Downloads

Publicado

2013-08-12

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

STEFANAN, Aline Armanini; FALLER, Lisiane Pellini; FLORES COSTA, Vânia Medianeira. Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 2, p. 404–431, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i2p404-431. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64188.. Acesso em: 26 abr. 2024.