Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i2p404-431Palavras-chave:
serviços, eventos, estrutura organizacional, processos.Resumo
A crescente demanda pela prestação de serviços cria oportunidades para as empresas aumentarem sua oferta, viabilizando que cada vez mais empresas estejam competindo pela prestação dos mesmos tipos de serviço. Para a sobrevivência de prestadoras de serviço no longo prazo, estas devem conservar vantagem competitiva perante a concorrência, conseguida com sucesso por meio da correta estruturação de seus processos. Por isso, este trabalho teve como objetivo estruturar os processos organizacionais existentes em uma empresa que atua na área de eventos em Santa Maria, RS, Brasil, com a finalidade de agregar valor à empresa e a seus clientes através da uniformização dos mesmos. Em relação ao método, o trabalho caracteriza-se como um estudo de caso realizado por meio de pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e caráter qualitativo. A coleta dos dados foi feita por meio de observações in loco das atividades e dos processos realizados na empresa, pesquisa documental e entrevistas informais com os colaboradores, resultando na elaboração de fluxogramas e procedimentos operacionais padrão das principais atividades da empresa. Conclui-se, portanto, que o objetivo geral proposto foi atingido com tais melhorias para a empresa, ao proporcionar o estabelecimento de padrões de rotinas diárias e elaborar estratégias para guiar a organização no alcance de seus objetivos. Sugere-se para estudos futuros, maior exploração da área de eventos na forma de prestação de serviços e para a empresa em questão, a continuação do estudo dos processos organizacionais e a elaboração de um planejamento estratégico.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.