Sintonizando Sensações e Emoções com Roteiros de Turismo Alternativo: um estudo com praticantes de atividades físicas na natu reza

Autores

  • Jaqueline Costa Castilho Moreira Universidade Estadual Paulista, Rio Claro
  • Gisele Maria Schawartz Universidade Estadual Paulista, Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i1p108-126

Palavras-chave:

turismo, sensações, emoções, roteiros e lazer.

Resumo

Este estudo exploratório investigou, na visão de praticantes de atividades físicas em ambiente natural, as emoções e sensações advindas do estreitamento do contato humano com esses locais de vivência. Foi desenvolvido por meio da utilização adaptada do questionário de demanda de Beni (1997), durante atividades de trilha e acampamento. Os resultados foram analisados de forma descritiva, indicando as impressões agradáveis e desagradáveis dos praticantes, sendo que os roteiros mais fáceis permitem maior grau de adesão. Os meios de conhecimento e divulgação das atividades são, principalmente, o conselho de amigos e parentes, viagens anteriores e mídia impressa, tornando-se imprescindível o aprofundamento nessas questões, no sentido de aprimorar a qualidade nessas relações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jaqueline Costa Castilho Moreira, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro
    Mestranda em Ciências da Motricidade - UNESP, Rio Claro, pós-graduanda em Atividade Motora Adaptada - FEF-UNICAM P; pesquisadora no LEL - Laboratório de Estudos do Lazer DEF/ IB/UNESP, Rio Claro; professora de ensino fundamental.
  • Gisele Maria Schawartz, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro
    Livre-docente pela UNESP, Rio Claro e doutora em Psicologia pela USP; docente nos cursos de graduação
    e pós-graduação do Departamento de Educação Física da UNESP, Rio Claro e Coordenadora do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer DEF/lB/UNESP, Rio Claro.

Downloads

Publicado

2006-04-04

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MOREIRA, Jaqueline Costa Castilho; SCHAWARTZ, Gisele Maria. Sintonizando Sensações e Emoções com Roteiros de Turismo Alternativo: um estudo com praticantes de atividades físicas na natu reza. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 1, p. 108–126, 2006. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v17i1p108-126. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/68283.. Acesso em: 26 abr. 2024.