Rentabilidade de clientes e a gestão hoteleira: uma pesquisa em hotéis do Nordeste brasileiro

Autores

  • Carla Renata Silva Leitão Universidade Federal da Paraíba
  • José Dionísio Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i2p190-205

Palavras-chave:

clientes, rentabilidade, informação.

Resumo

O presente estudo trata da rentabilidade de clientes no setor hoteleiro. Para extrair a realidade dos hotéis, efetua-se uma pesquisa de campo em 147 hotéis de médio e grande porte, localizados em cinco estados do Nordeste brasileiro. A pesquisa revela que 81,6% da amostra estudada não avalia a rentabilidade individual obtida com seus clientes, enquanto 18,4% o fazem por um sistema com informações estruturadas. Porém, 85,8% dos hotéis, mesmo com algumas restrições, consideram importante a existência de um sistema eletrônico que forneça esse tipo de informação para uma decisão. Finalmente, conclui que as informações sobre a rentabilidade de clientes podem proporcionar boa oportunidade aos hotéis de maximizar as suas relações com estes.

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Biografia do Autor

  • Carla Renata Silva Leitão, Universidade Federal da Paraíba
    Professora da Universidade Federal da Paraíba.
  • José Dionísio Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

2006-08-18

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

LEITÃO, Carla Renata Silva; SILVA, José Dionísio Gomes da. Rentabilidade de clientes e a gestão hoteleira: uma pesquisa em hotéis do Nordeste brasileiro. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 2, p. 190–205, 2006. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v17i2p190-205. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/68307.. Acesso em: 26 abr. 2024.