O Que Determina a Satisfação dos Turistas Internacionais no Brasil?

Autores

  • Glauber Eduardo de Oliveira Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i3p521-543

Palavras-chave:

Satisfação do turista, Demanda turística, Turismo receptor, Turismo no Brasil, Probit ordinal

Resumo

O presente trabalho identifica e mensura os determinantes da satisfação dos turistas internacionais no Brasil. Para tanto, são analisadas as opiniões de mais de 242 mil turistas estrangeiros que visitaram o país entre 2004 e 2012. O tratamento das informações é feito através do uso de um modelo probit ordinal, o qual oferece estimativas altamente confiáveis. As variações na satisfação geral foram controladas pelas características individuais dos turistas, incluindo idade, gênero, nível de escolaridade, renda familiar, país de residência, visitas anteriores ao Brasil e motivo da viagem. Avaliações de dezesseis aspectos específicos do produto turístico brasileiro foram utilizadas como variáveis explicativas da satisfação geral dos turistas. Constatou-se que uma boa avaliação da hospitalidade do povo brasileiro é o aspecto mais relevante para a satisfação geral dos turistas com a viagem. Dentre os elementos mais importantes estão ainda hospedagem, diversão noturna, segurança, limpeza pública, aeroportos, preços, informação turística e gastronomia.

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Biografia do Autor

  • Glauber Eduardo de Oliveira Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
    Bacharel em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências da Comunicação na linha de pesquisa de Turismo e Lazer pela ECA-USP. Atualmente cursa doutorado em Economia do Turismo e do Meio Ambiente na Universidade das Ilhas Baleares, Espanha. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP.

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Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira. O Que Determina a Satisfação dos Turistas Internacionais no Brasil?. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 3, p. 521–543, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i3p521-543. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/79786.. Acesso em: 26 abr. 2024.