Turismo e Produção do Espaço na Cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Telma Bittencourt Bassetti Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Jaqueline Elicher Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i3p654-675

Palavras-chave:

Turismo, Produção do Espaço, Lazer.

Resumo

Turismo é uma atividade que deve ser considerada em toda sua complexidade e contradição já que se trata, ao mesmo tempo, de uma atividade econômica assentada em um sistema de mercado capitalista, e por isso, sujeito aos seus efeitos; e uma prática social. Enquanto atividade econômica, o turismo se encontra no bojo do empreendedorismo urbano que vê na atividade um aporte ao crescimento econômico escondido sob os aspectos ideológicos do desenvolvimento. Este trabalho propõe uma análise e uma reflexão sobre as estratégias do capital para promover a (re) produção do espaço na cidade do Rio de Janeiro e sua transformação em lugar turístico visando a sua reprodução a partir da criação de espaços específicos para usos destinados ao lazer. Nesta direção, o turismo como aporte ao desenvolvimento aparece impregnado de aspectos ideológicos e, portanto, limitado à construção de espaços desiguais, já que assentado em um sistema de mercado que tem em sua essência a produção de desigualdades. A área de análise é a zona portuária do Rio de Janeiro que passa atualmente por intenso processo de (re) estruturação urbana e paisagística, a fim de atender as necessidades de reinserção da cidade nos atuais circuitos internacionais do capital, aproveitando o bojo dos megaeventos esportivos. Para realizar este trabalho, fizemos algumas visitas na zona portuária para produção das imagens e observações empíricas, bem como algumas entrevistas no morro da Providência a fim de investigar os desdobramentos da iniciativa do governo na vida cotidiana de seus moradores, de transformar a área do porto em área turística.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Telma Bittencourt Bassetti Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Doutora em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminente (UFF). Graduada em Turismo pelo Centro Universitário Vila Velha (UVV). Professora adjunta do Curso de Turismo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Maria Jaqueline Elicher, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Doutoranda em Geografia: Ordenamento Territorial pela UFF. Mestre em Geografia: Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel e Licenciada em Geografia pela UFSC. Professora titular do Curso de Turismo da UNIRIO.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SANTOS, Telma Bittencourt Bassetti; ELICHER, Maria Jaqueline. Turismo e Produção do Espaço na Cidade do Rio de Janeiro. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 3, p. 654–675, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i3p654-675. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/79791.. Acesso em: 26 abr. 2024.