Extensão Universitária em Turismo: a atuação das instituições públicas de educação superior do Brasil

Autores

  • Rafaela Camara Malerba Instituto Federal de São Paulo
  • Mirian Rejowski Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i1p231-258

Palavras-chave:

Turismo, Educação superior, Extensão universitária, Instituições públicas.

Resumo

Pesquisa exploratório-descritiva, com o objetivo de demonstrar a atuação das universidades públicas brasileiras no que se refere à extensão universitária em turismo, a partir dos dados do Sistema de Informação e Gestão de Projetos – SIGProj – desenvolvido pelo Ministério da Educação – MEC. São descritas 114 ações extensionistas em Turismo, iniciadas de 2006 a 2011, em relação à evolução temporal, perfil institucional, áreas temáticas e modalidades. Por fim, discute-se a concepção de extensão dos coordenadores das ações vinculadas a cursos de Turismo. Os resultados mostram que diferentes instituições do Brasil apresentam práticas extensionistas com foco em turismo, em diferentes áreas temáticas e modalidades, destacando-se projetos, eventos e cursos. No que diz respeito à concepção de extensão dos coordenadores das ações, a pesquisa revela que os mesmos veem as ações extensionistas especialmente como formas de concretizar o compromisso social da Universidade, de promover melhorias na qualidade de vida das populações e de relacionar teoria e prática no ensino do Turismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafaela Camara Malerba, Instituto Federal de São Paulo

    Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Bacharel em Turismo pela
    Universidade de São Paulo (USP). Licenciada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora efetiva do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

  • Mirian Rejowski, Universidade de São Paulo

    Livre Docente em Teoria do Turismo e Lazer, Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação, Bacharel em
    Turismo pela USP. Professora Titular do Mestrado em Hospitalidade da UAM. Professora colaboradora do
    Mestrado em Turismo da Universidade de São Paulo (USP)

Downloads

Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MALERBA, Rafaela Camara; REJOWSKI, Mirian. Extensão Universitária em Turismo: a atuação das instituições públicas de educação superior do Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 1, p. 231–258, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v25i1p231-258. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/80715.. Acesso em: 26 abr. 2024.