Demanda e Competências dos Profissionais: estudo em agências de viagens e hotéis em Aracaju, Sergipe

Autores

  • Juliana Maria Ferreira Gomes Corrêa UFS
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i2p422-449

Palavras-chave:

Competências, demanda de profissionais, graduados em turismo

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal analisar a demanda e as competências dos profissionais que atuam em agências de viagens e hotéis em Aracaju, Sergipe.  Adotou-se a estratégia de pesquisa survey, com a utilização de questionário estruturado, que foi aplicado pessoalmente a empresários e a gerentes de onze hotéis e nove agências de viagens em Aracaju, escolhidos pelo critério amostral não probabilístico por acessibilidade.  Entre os resultados mais importantes observou-se que existe carência de profissionais qualificados para a ocupação de cargos operacionais e que os profissionais com maior dificuldade de contratação nas agências de viagens são os vendedores e, nos hotéis, são os recepcionistas e os profissionais de alimentação. É visível o interesse dos dirigentes das empresas turísticas do Estado em contratar profissionais qualificados para ocupar as posições de nível operacional, médio ou superior. No entanto consideram que não existem em Sergipe, profissionais com as competências necessárias para ocupar essas posições, especialmente pela falta de experiência prática no setor. O que se percebe em última instância, é que esses dirigentes não estão, de uma maneira geral, dispostos a oferecer salários compatíveis com o nível de qualificação que exigem dos profissionais graduados, havendo, portanto uma discrepância entre a oferta e a demanda.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Maria Ferreira Gomes Corrêa, UFS
    Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe
  • Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe
    Professora do Departamento em Administração da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Administração pela Cranfield University – Inglaterra (1996). Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e na Strathclyde University – Escócia (2000-2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo na HEC em Montreal, Canadá (2007). Área de interesse em pesquisa: Empreendedorismo, Gestão de Pequenos Negócios, Gestão em Turismo.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

CORRÊA, Juliana Maria Ferreira Gomes; TEIXEIRA, Rivanda Meira. Demanda e Competências dos Profissionais: estudo em agências de viagens e hotéis em Aracaju, Sergipe. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 2, p. 422–449, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v25i2p422-449. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83787.. Acesso em: 26 abr. 2024.