e-Marketing das Estâncias Hidrominerais do Estado de São Paulo, Brasil

Autores

  • Cynthia Harumy Watanabe Corrêa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i2p476-496

Palavras-chave:

eTourism, eMarketing, Gestão de destinos, Estâncias hidrominerais, Brasil.

Resumo

A rede internet tem beneficiado a indústria turística por meio da prática do comércio eletrônico e da criação de websites para a promoção de destinos turísticos em nível global, reforçando a ideia já consagrada de e-Tourism. Nesse contexto, o objetivo geral do estudo é analisar a presença na Web das estâncias hidrominerais do Estado de São Paulo, Brasil. No que se refere aos métodos e técnicas, a pesquisa baseia-se em revisão de literatura e na análise das páginas Web das estâncias hidrominerais, a partir de cinco aspectos principais: tipologia de página Web, conteúdo informativo, interatividade, comercialização e idiomas. Entre os resultados, destaca-se que não existe uma ação voltada para o e-Marketing dos destinos turísticos, a maioria das páginas das cidades vincula-se a websites de autoridades locais; o conteúdo informativo é variado visando a atender públicos diferenciados; os canais de comunicação interativos são pouco utilizados; não há investimento em comércio eletrônico; e é nula a divulgação em outros idiomas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cynthia Harumy Watanabe Corrêa, Universidade de São Paulo
    Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, Brasil. E-mail: cynthiacorrea@usp.br

Publicado

2014-08-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

CORRÊA, Cynthia Harumy Watanabe. e-Marketing das Estâncias Hidrominerais do Estado de São Paulo, Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 2, p. 476–496, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v25i2p476-496. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83788.. Acesso em: 26 abr. 2024.