O Potencial do Ecoturismo e do Turismo de Aventura no Município de Santa Maria-RS e seu Entorno

Autores

  • Pedro da Costa Porto Universidade Federal de Santa Maria
  • Eduardo Schiavone Cardoso Universidade Federal de Santa Maria
  • Jaqueline da Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i2p261-284

Palavras-chave:

Ecoturismo, turismo de aventura, Santa Maria

Resumo

A questão ambiental é um dos temas em destaque neste início de século. A crescente importância atribuída às mazelas geradas pela humanidade ao ambiente tem desencadeado um aumento nos estudos e investimentos, em atividades menos impactantes ao meio. Neste sentido, destaca-se o ecoturismo e o turismo de aventura, que possuem a capacidade de aliar a preservação a avanços socioeconômicos da população local. Estas modalidades de turismo possuem um significativo potencial natural na área delimitada pelos municípios de Santa Maria, Itaara, Silveira Martins e São Martinho da Serra; localizados na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul. Este artigo apresenta parte deste potencial, a partir do levantamento dos atrativos, dos agentes e eventos que, tem promovido atividades voltadas ao ecoturismo e turismo de aventura na área em estudo. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro da Costa Porto, Universidade Federal de Santa Maria
    Formado no ano de 2012 em Geografia Bacharelado na Universidade Federal de Santa Maria. No mesmo ano ingressou no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Geografia e Geociências na Universidade Federal de Santa Maria.
  • Eduardo Schiavone Cardoso, Universidade Federal de Santa Maria
    possui graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1989) , graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1991) , mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996) , doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) . Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Jaqueline da Silva, Universidade Federal de Santa Maria
    Formado no ano de 2012 em Geografia Licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria. No mesmo ano ingressou no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Geografia e Geociências na Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PORTO, Pedro da Costa; CARDOSO, Eduardo Schiavone; SILVA, Jaqueline da. O Potencial do Ecoturismo e do Turismo de Aventura no Município de Santa Maria-RS e seu Entorno. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 2, p. 261–284, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v25i2p261-284. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83791.. Acesso em: 26 abr. 2024.