Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais

Autores

  • Felipe Ortiz Chibás Escola de Comunicações e Artes(ECA) e Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i2p392-421

Palavras-chave:

Hotelaria, Turismo, Gestão da Comunicação, Criatividade, Barreiras culturais à comunicação.

Resumo

O presente artigo conceitua as barreiras culturais à comunicação, mostra os antecedentes e necessidade atual desse tipo de estudos, assim como descreve uma pesquisa empírica sobre as barreiras culturais à comunicação, conflitos e forma de solucioná-los (tipo de criatividade adotada) realizada em quatro redes hoteleiras de diferentes origens culturais sediadas no Brasil (norte-americana, francesa, mexicana e brasileira). Nela se objetiva verificar como os valores culturais nacionais, refletidos nos diferentes valores organizacionais de cada empresa têm uma influência fundamental no perfil das barreiras culturais à comunicação, conflitos e abordagem para resolvê-los, assim como o tipo de hospitalidade oferecida. Definem-se as barreiras culturais à comunicação diferenciando-as de outros tipos de barreiras. Este estudo se inscreve nos esforços por desenvolver a pesquisa comparada em nível internacional.  Utilizou-se o método de estudo de multicaso. Os resultados obtidos apontam para a existência de certa influência dos valores nacionais nos valores organizacionais e no perfil das barreiras culturais à comunicação, conflitos e forma de solucioná-los.

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Biografia do Autor

  • Felipe Ortiz Chibás, Escola de Comunicações e Artes(ECA) e Universidade de São Paulo (USP)
    Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2005), mestrado em Cultura e Comunicação pelo Programa em Integração da América Latina(PROLAM) pela USP (2000) em ambos casos foi orientado pela Profa. Dra. Margarida Kunsch Kroling. Tem licenciatura em Psicologia pela Universidade de La Habana, Cuba. Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão da Comunicação , Marketing Digital, Marketing Cultural, Marketing de Responsabilidade Social, Gestão de projetos inovadores, Criatividade e dinâmica grupal, Educação a distancia, Psicologia Educacional e Organizacional e Gestão cultural com ênfase em pesquisa comparada desde uma perspectiva internacional e multicultural. Possui experiência prática e teórica nestes temas. Professor e pesquisador, possui mais de 20 anos de experiência na docência em nível de graduação e pós-graduação. Orientador de monografias nas áreas de marketing gestão de projetos, educação a distancia, psico-pedagogia, novas tecnologias associadas à educação, criatividade, marketing, gestão da comunicação, etc. Autor de livros publicados em vários países que abordam estratégias e técnicas de gestão de projetos que foram implementadas pelo Ministério de Educação de Cuba (MINED) e hoje são utilizadas por mais de 20 000 professores em Cuba. Possui ampla experiência internacional na formação de comunicadores e educadores. Consultor de marketing e gestão de projetos midiáticos, assim como outros assuntos para a rede internacional Tephinet e as empresas internacionais Anova(Espanha), Agrasun(Estados Unidos), Digital Sinergy(Estados Unidos) e Hand of Innovation (Brasil). Professor convidado da Universidade de Havana, foi Coordenador metodológico dos projetos comunitários responsáveis da UNEAC de Cuba. Possui experiência na coordenação de eventos internacionais, como o recentemente concluído em Havana, CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING E COMUNIDADE (janeiro de 2013), organizado pela UNEAC, Universidad de la Habana e ECA-USP. Tem experiência na implementação de programas e projetos, coordenação, criação de conteúdos e tutoria de cursos EAD desde uma perspectiva educomunicacional no setor empresarial, de ONGs e educacional envolvendo professores e alunos de vários países, assim como na produção de materiais didáticos para cursos presenciais e e-learning. Implantou projetos de plataformas e-learning em várias organizações, entre as que se destaca a implementada para a Perfectu, representante no Brasil da Global Estrategias, empresa multinacional de Consultoria, Marketing e Educação a distancia, vinculada às universidades europeias, presente em 15 países de 4 continentes que oferece cursos para o setor empresarial e educacional. Se desempenha como diretor da Perfectu a mais de 8 anos. Fazendo parte dessa empresa também coordenei a realização de mais de 70 vídeos e a abertura de um canal de TV de internet. É autor e coordenador dos blogs Doadores da Esperança (foco em responsabilidade social) e CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING E COMUNIDADE((foco no intercambio intelectual e cultural Brasil e Cuba )que são os veículos oficiais de comunicação desses dois projetos. É professor colaborador da ECA-USP nos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações públicas, onde ministra a disciplina de Mercadologia e publicidade. É professor da Universidade Presbisteriana Mackenzie onde ministra as disciplinas de Gestão de negócios e Marketing Verde. É também professor na ESPA-FGV e Faculdades Drummond.

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Publicado

2014-08-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

CHIBÁS, Felipe Ortiz. Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 2, p. 392–421, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v25i2p392-421. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83797.. Acesso em: 26 abr. 2024.