Redes Interorganizacionais entre Fábricas de Objetos em Estanho no Mercado Turístico de São João del Rei- MG

  • Gustavo Melo Silva Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Matheus Ribeiro de Almeida Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Renan Vilella Ferreira Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
Palavras-chave: Desenvolvimento Local, Sistema Produtivo Tradicional, Fábricas de Objetos em Estanho, Sociologia das Organizações.

Resumo

A cidade de São João del Rei concentra o maior número de fábricas de objetos em estanho da América Latina. Este sistema produtivo tradicional atualmente fornece souvenires para estabelecimentos comerciais especializados no atendimento aos turistas em São João del Rei e Tiradentes. Neste trabalho foi analisada esta realidade numa perspectiva sociológica estrutural a partir de suas redes interorganizacionais. Para alcançar este objetivo foram realizadas pesquisas bibliográficas e análises de dados primários e secundários coletados por meio de entrevistas e visitas às fábricas. Este campo organizacional foi analisado a partir de referencial teórico orientado para conceitos referentes à análise de redes sociais, tanto como categoria analítica como método de pesquisa. Os resultados possibilitaram caracterizar o mercado e o processo produtivo de peças artesanais de estanho, representando graficamente a rede e analisando sociometricamente a sua densidade e as medidas de centralidade dos atores deste mercado de souvenires em estanho dos destinos turísticos de São João del Rei e Tiradentes. Logo, podemos afirmar que o sistema produtivo em estanho pode ser analisado como uma estrutura social, sendo que seus atores exercem papéis nos relacionamentos socioeconômicos existentes que tem no turismo uma fonte de desenvolvimento regional. Ao final, foram feitas sugestões para novas pesquisas, propostas algumas recomendações para a melhoria da rede analisada e do mercado turístico local.

Palavras-chave: Souvenires, desenvolvimento local, fábricas de souvenires em estanho, sociologia econômica e das organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Melo Silva, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de São João del-Rei. E-mail: gustavomelosilva@yahoo.com.br
Matheus Ribeiro de Almeida, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
Graduando em Engenharia de Produção.
Renan Vilella Ferreira, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
Graduando em Engenharia de Produção.
Publicado
2014-12-10
Como Citar
Silva, G., Almeida, M., & Ferreira, R. (2014). Redes Interorganizacionais entre Fábricas de Objetos em Estanho no Mercado Turístico de São João del Rei- MG. Revista Turismo Em Análise, 25(3), 677-699. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i3p677-699
Seção
Artigos e Ensaios