Análise Interativa de Valorações e Práticas dos Turistas no Museu Edigio Feruglio (Patagônia, Argentina)

Autores

  • Cristian Matias Gonzalez Valenzuela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i1p139-164

Palavras-chave:

Valorações, Prática, Patrimônio, Museu, Demanda turística

Resumo

O binômio patrimônio e turismo envolve diversas valorações e práticas sociais, dependendo sua multiplicidade e variabilidade em função dos atores sociais participantes. Entre os diversos atores, o turista atribui diferentes tipos de valores, e consequentemente, desenvolve ações múltiplas nos espaços patrimoniais que merecem uma abordagem complexa. Neste sentido, o artículo presente descreverá as valorações e práticas dos turistas tanto na viagem como na visita ao museu, e suas interpolações interativas entre as mesmas. Na investigação desenvolvemos um estudo exploratório e descritivo com triangulação metodológica, onde se toma como caso de estudo o Museu Edigio Feruglio (Trelew, Argentina). Os dados se coletaram mediante relevamentos e observações realizadas aos turistas, complementado com dados obtidos das entrevistas aplicadas ao pessoal do museu. Os principais resultados obtidos se concentraram no conhecimento das motivações, percepções e satisfações dos turistas como forma de expressão de suas valorações; e no comportamento de viagem, conduta intencional e deslocamento espacial no museu como modos de manifestação de suas práticas. As conclusões residiram nos processos de interação entre diferentes tipos de valores sobre o patrimônio, como de uso, simbólico e forma-estética. Assim como as interpelações manifestas nas práticas de consumo, recreação e aprendizagem do turista dentro do museu analisado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristian Matias Gonzalez Valenzuela, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
    Professor da área de Turismo e Hospitalidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP). Bacharel e mestre em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e doutor em Economia do Turismo e do Meio Ambiente pela Universidade das Ilhas Baleares, Espanha.

Publicado

2015-03-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

VALENZUELA, Cristian Matias Gonzalez. Análise Interativa de Valorações e Práticas dos Turistas no Museu Edigio Feruglio (Patagônia, Argentina). Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 1, p. 139–164, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i1p139-164. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89150.. Acesso em: 26 abr. 2024.