Satisfação e Fidelidade a um Destino da Copa do Mundo FIFA 2014

Autores

  • Braulio Oliveira Centro Universitário da FEI
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i1p92-111

Palavras-chave:

Gestão do turismo, Destino, Fidelidade, Satisfação, Demanda turística

Resumo

Os objetivos deste estudo foram conhecer o relacionamento existente entre os principais indicadores relativos ao construto fidelidade, verificar os efeitos das variáveis comportamentais e demográficas sobre a satisfação e sobre os referidos indicadores de fidelidade dos turistas, e verificar a relação entre satisfação e esses indicadores. Além do referencial teórico, foi realizada uma pesquisa com 513 turistas da cidade de Curitiba durante a Copa do Mundo da FIFA2014. Os dados foram coletados com base em um questionário estruturado, por assistentes pesquisadores, e foram analisados com testes χ2, Coeficiente de Contingência e Correlação de Spearman. Entre outros resultados, a pesquisa mostra que os indicadores intenção de retornar ao destino e de indicá-lo a outras pessoas são estatisticamente diferentes e possuem correlação fraca entre si; que a satisfação tem associação significativa com ambos os indicadores da fidelidade; que embora o número de visitas não tenha significância estatística sobre a satisfação, o conhecimento prévio possui; e que Curitiba tem importante potencial para o turismo de lazer. Implicações gerenciais e acadêmicas são discutidas ao final do trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Braulio Oliveira, Centro Universitário da FEI
    Pós-doutor pela UFPR. Doutor em Administração pela FEA/USP. Mestre e Graduado em Administração pela Universidade Mackencie. Professor pesquisador do PPGA-FEI.
  • José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná
    Pós-doutor pela Universidade de Málaga, de Valencia, de Las Palmas de Gran Canaria, de Alicante e de Vigo. Doutorado em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. Mestre em Gestão do Turismo pela Scuola Superiore del Commercio del Turismo i dei Servizzi de Milão. Graduado em Turismo pela UFPR.

Publicado

2015-03-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

OLIVEIRA, Braulio; GÂNDARA, José Manoel Gonçalves. Satisfação e Fidelidade a um Destino da Copa do Mundo FIFA 2014. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 1, p. 92–111, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i1p92-111. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89166.. Acesso em: 26 abr. 2024.