O terceiro setor no Turismo: o caso da Câmara de Turismo de Rio Grande do Sul (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i2p294-321Palavras-chave:
turismo, planejamento de turismo, políticas públicas, terceiro setor, Câmara de Turismo do Rio Grande do SulResumo
Este artigo resume uma pesquisa descritiva orientada a registrar o surgimento, a consolidação e o aporte da Câmara de Turismo de Rio Grande do Sul ao desenvolvimento do turismo no Estado e os desafios que enfrentou como pioneira das organizações do terceiro setor no turismo no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental, que utilizou também procedimentos de história oral e da observação participante e que está fundamentada nas novas teorias sobre o papel do Estado e da iniciativa privada no planejamento e gestão do turismo. Ao mesmo tempo tem a intenção de estimular a reflexão sobre a importância que organizações do terceiro setor podem ter para o desenvolvimento do turismo em outros estados por ser um modelo amplamente utilizado por outros países da América Latina.Downloads
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