Análise da Produção bibliográfica internacional sobre Olivoturismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i1p37-49Palavras-chave:
Turismo no espaço rural, Agroturismo, Turismo Rural, OlivoturismoResumo
Com crescimento no cultivo de oliveiras e o consequente aumento o consumo do azeite de oliva, inicia o interesse de consumidores por conhecer seu processo de produção. Essa curiosidade despertada em consumidores gera uma nova modalidade no turismo do país, o chamado olivoturismo, no qual, realizam-se atividades em torno do cultivo das oliveiras e a produção do azeite de oliva. Nos contextos acadêmico e comercial, o tema é um tanto recente e requer investigação, portanto, o problema para a presente pesquisa é: qual a situação atual (2019) da produção bibliográfica internacional sobre o olivoturismo? O presente trabalho se caracteriza como bibliográfico, exploratório, descritivo e qualitativo. O objetivo deste estudo é identificar a produção acadêmica existente em torno do assunto do olivoturismo no mundo. Foi identificado que esta atividade é ascendente e importante para o desenvolvimento rural, preservação cultural, entre outros aspectos. No âmbito acadêmico evidenciou-se a importância da realização de novas pesquisas, acompanhando o desenvolvimento de propriedades com atividade turística relacionada ao azeite de oliva.
Downloads
Referências
Agüera, F. O., Cuadra, S. M., López-Guzmán, T., & Morales, P. M. C. (2017). Estudio de la demanda existente en torno al oleoturismo. El caso de Andalucía. Cuadernos de Turismo, (39), 437-453.
Agüera, F. O., Cuadra, S. M., López-Guzmán, T., & Morales, P. M. C. (2018). Características generales del oleoturismo y propuestas para futuras líneas de investigación. Estudios y perspectivas en turismo, 27(3), 487-505.
Alonso, A. D. (2010). Olives, hospitality and tourism: a Western Australian perspective. British Food Journal.
Alonso, A. D., & Krajsic, V. (2013). Food heritage down under: olive growers as Mediterranean ‘food ambassadors’. Journal of Heritage Tourism, 8(2-3), 158-171.
Alonso, A. D., & Northcote, J. (2010). The development of olive tourism in Western Australia: A case study of an emerging tourism industry. International Journal of Tourism Research, 12(6), 696-708.
Arjona-Fuentes, J. M., & Amador-Hidalgo, L. (2017). Olive oil tourism: Promoting rural development in Andalusia (Spain). Tourism Management Perspectives, 21, 100-108.
Armenteros, E. M. M., Ruíz, F. J. T., Rosa, M. P., & Zamora, M. V. (2011). El aceite de oliva como elemento nuclear para el desarrollo del turismo. In Turismo Gastronómico: Estrategias de marketing y experiencias de éxito (pp. 191-220).
Campón-Cerro, A. M., Di-Clemente, E. L. I. D. E., Hernández-Mogollón, J. M., De Salvo, P. A. O. L. A., & Calzati, V. (2014). Olive oil tourism in Southern Europe: Proposals for tourism development of olive grove rural areas. Turismo & Desenvolvimento, 21(22), 63-73.
Campón-Cerro, A. M., Folgado-Fernández, J. A., & Hernández-Mogollón, J. M. (2017). Rural destination development based on olive oil tourism: The impact of residents’ community attachment and quality of life on their support for tourism development. Sustainability, 9(9), 1624.
Coutinho, E. F. (Ed.). (2015). Oliveira: aspectos técnicos e cultivo no sul do Brasil. Embrapa.
Cuadra, S. M., Cañero Morales, P., Orgaz Agüera, F., & López Guzmán, T. (2014). Una aproximación al oleoturismo en Andalucía, España. International journal of world of tourism, 1 (2), 29-40.
Cuadra, S., M., Lopez-Guzman, T., Orgaz, F., & Cañero, P. (2017). Motivación y satisfacción de los oleoturistas en España. El caso de Andalucía. Revista Espacios, 38(58).
De Salvo, P., Hernández-Mogollón, J. M., Di Clemente, E., & Calzati, V. (2013). Territory, tourism and local products. The extra virgin oil's enhancement and promotion: a benchmarking Italy-Spain. Tourism and hospitality management, 19(1.), 23-34.
Elias, S. R., & Barbero, A. C. (2017). Situación del oleoturismo y lineamientos para su desarrollo en la región del sudoeste bonaerense, Argentina. Revista interamericana de ambiente y turismo, 13(1), 91-104.
Guerra, I. R. (2011). Delimitación conceptual del aceite de oliva como recurso turístico. Olivae: revista oficial del Consejo Oleícola Internacional, (115), 32-47.
Guerra, I. R., Moreno, V. M., & López, V. M. M. (2014). El oleoturismo como atractivo turístico en el medio rural español. Papers de turisme, (49-50), 89-103.
Gutiérrez, E. M. A., & Fernandez, E. M. (2011). Análisis de la oferta y la demanda de oleoturismo en el sur de España: un estudio de caso. Cuadernos de Desarrollo Rural, 8(67), 181-202.
Hidalgo, L. A. (2017). El oleoturismo como factor de desarrollo en zonas rurales de Andalucía. Revista de Fomento Social, 707-716.
International Olive Oil Council (2018). Olive Oil Production Leaders. Recuperado em: <https://www.oliveoiltimes.com/pt/olive-oil-production-data>. Acesso em: 09 junho 2020.
López-Guzmán, T., Cañero Morales, P. M., Cuadra, S. M., & Orgaz-Agüera, F. (2016). An exploratory study of olive tourism consumers. Tourism and hospitality management, 22(1), 57-68.
López-Guzmán, T., & González-Fernández, V. (2011). Socioeconomic development in rural areas through the creation of tourist routes: An olive tourism approach in the Jaen province (Spain). European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation, 2(2), 5-18.
Marques, S. (2018) O Guia de Azeites do Brasil: Safra 2018. São Paulo: Livrobits.
Millán-Vázquez., Agudo, E. M., & Agudo, I. (2010). Oil-tourism in the South-east of Spain: The Necessity of Coordinating the Tourist Activity with the Agrarian one for the Development of the Rural Areas. Panorama socioeconómico, 28(41), 116-124.
Millán-Vázquez, Arjona-Fuentes, J. M., & Amador, L. (2014a). A new market segment for olive oil: Olive oil tourism in the south of Spain. Agricultural Sciences, 2014a.
Millán-Vázquez, & Agudo Gutiérrez, E. M. (2010). El turismo gastronómico y las Denominaciones de origen en el sur de España: Oleoturismo. Un estudio de caso.
Millán-Vázquez, & Pérez, L. M. (2014b). Comparación del perfil de enoturistas y oleoturistas en España. Un estudio de caso. Cuadernos de Desarrollo Rural, 11(74), 167-188.
Millán-Vázquez., Fernández, E. M., & Naranjo, L. M. P. (2014c). Turismo gastronómico, denominaciones de origen y desarrollo rural en Andalucía: situación actual. Boletín de la asociación de geógrafos españoles, (65).
Millán-Vázquez., Fernández, E. M. J., & Pérez Guzman, L. (2010). Olive oil tourism as a vehicle for rural development in the province of Cordoba. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13), 59-68.
Millán-Vázquez, Hidalgo, L. A., & Arjona-Fuentes, J. M. (2015). El oleoturismo: una alternativa para preservar los paisajes del olivar y promover el desarrollo rural y regional de Andalucía (España). Revista de Geografía Norte Grande, (60), 195-214.
Millán-Vázquez, Pablo-Romero, M. D. P., & Sánchez-Rivas, J. (2018). Oleotourism as a sustainable product: an analysis of its demand in the south of Spain (Andalusia). Sustainability, 10(1), 101.
Mogollón, J. M. H., Di-Clemente, E., Folgado-Fernández, J. A., & Campón-Cerro, A. M. (2019). Olive oil tourism: state of the art. Tourism and hospitality management, 25(1), 1-29.
Mogollón, J. M. H., Fernández, J. A. F., & Cerro, A. M. C. (2016). Oleoturismo en la Sierra de Gata y las Hurdes (Cáceres): análisis de su potencial a través de un test de producto. International journal of scientific management and tourism, 2(1), 333-354.
Morales, E. F., & Gutiérrez, E. M. A. (2010). El oleoturismo como motor de desarrollo rural: La denominación de origen de montoro-adamuz. Mundo Agrario: Revista de estudios rurales, 11(21), 14-27.
Morales, P. M. C., Guzmán, T. J. L. G., Cuadra, S. M., & Agüera, F. O. (2015). Análisis de la demanda del oleoturismo en Andalucía. Revista de Estudios Regionales, (104), 133-149
Moreno, V. M., Rubio, J. M. Q., & Guerra, I. R. (2011). Potencial del oleoturismo como diversificación económica del sector cooperativo agrario: el caso español. Revista de Ciencias Sociales, 17(3), 533-541.
Murgado, E. M. (2013). Turning food into a gastronomic experience: olive oil tourism. Options Mediterranéennes, 106, 97-109.
Northcote, J., & Alonso, A. D. (2011). Factors underlying farm diversification: the case of Western Australia’s olive farmers. Agriculture and Human Values, 28(2), 237-246.
Quesada, J. M., Molina, V., & Ruiz, I. (2010, May). Oleoturismo en España: Potencialidad de éxito internacional en escenarios actuales. In Global Conference on Business and Finance Proceedings (Vol. 5, No. 2, pp. 1534-1560).
Radhouance, C. (2015). Evolución histórica del cultivo del olivo, desarrollo local y oleoturismo. International Journal of World of Tourism, 2(4); 2–14.
Rodríguez-Cohard, J. C., Sánchez-Martínez, J. D., & Gallego Simón, V. J. (2017). The upgrading strategy of olive oil producers in Southern Spain: origin, development and constraints. Rural Society, 26(1), 30-47.
Romanowski, J. P., & Ens, R. T. (2006). As pesquisas denominadas do tipo" estado da arte" em educação. Revista diálogo educacional, 6(19), 37-50.
Sánchez, M., & Ortega, R. (2016). The olive monoculture of Jaen: historical structure, heritage values and cultural-touristic importance. Cuadernos de Turismo, 37, 377-538.
Scarton, S. (2019). Produção de azeite extravirgem deste ano deve ser a maior do estado. Recuperado de: <https://estado.rs.gov.br/producao-de-azeite-extravirgem-deve-ser-amaior-do-rs-em-2019>. Acesso em: 20 maio 2019.
Tregua, M., D’Auria, A., & Marano-Marcolini, C. (2018). Oleotourism: local actors for local tourism development. Sustainability, 10(5), 1492.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.