Visão estratégica na atividade turística sob a perspectiva das entidades e organizações do setor: um estudo em Natal - RN
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i3p56-74Palavras-chave:
estratégia, futuro, turismo, visão e organizações.Resumo
Este artigo discute como as entidades ligadas à área de turismo em Natal (RN) consideram o impacto do futuro e sua relação com as estratégias adotadas. São apresentados os aspectos teóricos da visão de futuro e os resultados de um estudo de caso, com pesquisa de campo, realizado com os dirigentes de instituições privadas, governamentais e de ensino de Natal (RN). O estudo revelou que os gestores dessas entidades preocupam-se com questões estratégicas e reconhecem a necessidade de um planejamento eficaz para a construção do futuro desejado, mas procuram manter o status quo e suas conquistas, sem preocupação efetiva com o porvir. Concluiu-se que, nessas entidades, não há a visão de futuro compartilhada por causa de fatores como a falta de sintonia quanto à própria atividade e as percepções diferentes sobre o que está sendo feito atualmente para enfrentar os desafios do futuro.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.